Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Kim Jong-un perdeu 20 kg, mas continua ‘saudável’, dizem espiões da Coreia do Sul

Havia rumores de que o ditador da Coreia do Norte estaria doente e tivesse perdido peso por causa disso, mas relatório enviado a parlamentares do Sul dizem que ele fez exercícios físicos. De 140 kg, Kim passou a pesar 120 kg.

_________________Publicidade_________________

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, perdeu cerca de 20 kg nos últimos meses, informaram agências de espionagem da Coreia do Sul nesta quinta-feira (28).

Embora houvesse rumores de que a saúde de Kim estivesse se deteriorando e que, por isso, ele haveria emagrecido, os agentes sul-coreanos dizem que o ditador está “saudável”. Segundo o informe, o chefe da Coreia do Norte provavelmente perdeu peso devido aos esforços para melhorar a condição física.

De acordo com os relatos, divulgados por parlamentares da Coreia do Sul, Kim foi de 140 kg para 120 kg. Ele tem 1,70m de altura. Isso dá um IMC ainda alto, suficiente para considerá-lo obeso.

Após 10 anos no poder, desde a morte do pai, Kim Jong-Il, Kim Jong-un passa por um dos momentos mais difíceis na Coreia do Norte, com a crise econômica potencializada pela pandemia de coronavírus — que o governo norte-coreano garante não ter afetado o país.

A saúde de Kim

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, discursa na cerimônia de abertura da exbição ‘Self-Defence 2021’, em Pyongyang, em 12 de outubro — Foto: STR/KCNA via KNS/AFP

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, discursa na cerimônia de abertura da exbição ‘Self-Defence 2021’, em Pyongyang, em 12 de outubro — Foto: STR/KCNA via KNS/AFP

Kim é conhecido por beber e fumar muito, e vem de uma família com histórico de problemas cardíacos. Seu pai e seu avô, que governaram a Coreia do Norte antes dele, morreram de problemas do coração. Especialistas apontam que seu sobrepeso pode aumentar a possibilidade de doenças cardiovasculares.

A saúde de Kim é importante para Seul, Washington, Tóquio e outros governos do mundo porque ele não definiu publicamente um sucessor que controlaria o programa nuclear norte-coreano caso fique incapacitado.

A Coreia do Norte, que não tem um mínimo de transparência sobre o funcionamento interno de sua liderança, ao longo do ano passado se fechou ainda mais para se proteger contra a pandemia do coronavírus.

Mostra de força

A notícia de que Kim vem perdendo peso saiu dias depois de um vídeo divulgado pela agência estatal norte-coreana que mostrava soldados em demonstração de força: quebrando tijolos e deitando-se sobre cacos de vidro no chão.

A demonstração fazia parte do evento inaugural de uma exposição de armas de guerra para marcar os 76 anos do Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte, que governa o país sob a dinastia Kim. As imagens foram ao ar pela emissora estatal norte-coreana, famosa por exibir conteúdo propagandístico do governo.

Foi nesse evento que o líder norte-coreano criticou mais uma vez os Estados Unidos, acusando os americanos de serem a raiz dos problemas na península. Em resposta, o governo de Joe Biden disse que a Casa Branca buscará o diálogo entre as Coreias do Norte e do Sul.

Por G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas