Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Jovem que ficou com 95% do corpo queimado em acidente com lamparina ainda aguarda transferência para UTI em Rio Branco

Mãe de Josué Amaral, de 20 anos, diz que vai acionar Ministério Público do Acre (MP-AC) para que filho seja transferido da UTI do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, para a capital acreana.

_________________Publicidade_________________

Internado em uma UTI do Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, interior do Acre, o trabalhador rural Josué de Souza Amaral, de 20 anos, que teve 95% do corpo queimado após um acidente doméstico com uma lamparina, ainda aguarda transferência para o Pronto Socorro de Rio Branco.

A mãe dele, Ioneda Souza, afirmou que pretende acionar o Ministério Público Estadual (MP-AC) para que o filho seja transferido para uma UTI na capital acreana. O quadro de saúde do rapaz é gravíssimo.

“Vou esperar até a amanhã e vou no Ministério Público. O pessoal daqui está fazendo de tudo, o problema é daí [Rio Branco], está enrolado. Ele não melhorou, corre risco, a temperatura dele está 32º C e não é normal. Tem um quadro de infecção”, lamentou.

Amaral se acidentou no dia 13 de setembro com uma lamparina que causou uma explosão na casa onde ele morava com o pai, no Ramal Bom Vento, entre os municípios de Rodrigues Alves e Mâncio Lima. A casa ficou destruída e eles perderam tudo.

O jovem ficou com 95% do corpo queimado após a casa explodir. Amaral segurava a lamparina, já que a casa onde morava não tinha energia elétrica e, sem saber, foi até um quarto onde havia gasolina quando a explosão aconteceu.

No domingo (19), a coordenação de Regulação de leitos da saúde do estado informou ao g1 que Amaral precisa de uma UTI de isolamento e no PS há apenas duas unidades desse tipo, que estariam ocupadas.

Nesta terça (21), a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou, por meio do Complexo Regulador, que ‘está realizando os trâmites necessários para a transferência do paciente em questão’. Ainda segundo a nota da Sesacre, um dos pacientes que estava internado no leito isolado de UTI teve alta ainda nesta terça e será possível a transferência. (Veja nota na íntegra abaixo).

Josué aguarda por um leito de isolamento na UTI do PS em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

Josué aguarda por um leito de isolamento na UTI do PS em Rio Branco — Foto: Arquivo pessoal

Rede de apoio

Amaral tinha se mudado para a casa do pai recentemente no ramal e por isso não sabia da gasolina armazenada. Eles perderam tudo. A professora Camila Melo, que é coordenadora no ramal onde o acidente ocorreu, disse que não conhece a família, mas que quando ficou sabendo do acidente e resolveu se unir a outras pessoas e pedir ajuda para a família.

“Nosso objetivo, hoje, é arrecadar tanto objetos pessoais, porque ele perdeu tudo, como financeiro também porque ela vai viajar com ele e a gente sabe que quando sai da nossa casa e vai para outro lugar, gasta muito e eles são de família bem carente. Então, me sensibilizei, eles fazem parte de uma das comunidades que eu atendo e conheço a realidade por isso fiquei bem sensibilizada”, contou.

Camila disse ainda que conseguiram a ficha dele para tentar conseguir os documentos e também tentam fazer um PIX para a mãe poder receber as doações.

“Nosso único desafio agora é criar um PIX pra ela, porque ela só tem uma poupança e estamos tentando ajudar. Então, fizemos um post nas redes sociais e estamos divulgando”, acrescentou.

Nota na íntegra da Sesacre

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do setor de Regulação de Leitos, informa que está realizando os trâmites necessários para a transferência do paciente em questão.

Salienta que o paciente necessitava de um tipo específico de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo ela, isolada de outros pacientes.

Informa, ainda, que nesta terça-feira, 21, o paciente recebeu alta do isolamento, sendo possível que a transferência seja realizada o quanto antes, de acordo com as condições climáticas.

Ana Cristina Moraes

Diretora do Complexo Regulador da Sesacre

Por G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas