booked.net

Jovem autista lança livro de poesia em Cruzeiro do Sul

"Na quarentena me vi desocupada e me dei a ideia de escrever e querer exprimir”, explica a estudante.

Compartilhe:

Foto: Delly Pinho

Aos 17 anos, a cruzeirense Íris Moreira abriu uma janela para o infinito de suas possibilidades. Com hiperfoco, uma das características mais comuns do autismo, a estudante descobriu ser autista aos quinze anos de idade.

Além dos deveres escolares, ela usa do espaço no tempo para ler e conhecer mais do universo da poesia. Nesse processo, Íris descobriu o amor pela escrita e passou a se dedicar em escrever para lançar seu primeiro livro em formato e-book e posteriormente em versão impressa.

Íris conta sobre onde encontra inspiração pra escrever. “Desde que eu me entendo por gente, sempre gostei de livros e surgiu a vontade de publicar alguma coisa. Na quarentena me vi desocupada e me dei a ideia de escrever e querer exprimir”, explica a estudante.

Foto: Delly Pinho

Cursando o ensino médio, surgiu na jovem — que divide o tempo entre os trabalhos escolares e os diversos livros que lê nas horas vagas — a vontade de ter a própria obra publicada e o sonho não demorou muito para virar realidade. Em fevereiro, o livro ficou disponível no formato E-book, e posteriormente os exemplares físicos.

“É um livro de poesias, eu não diria que ele tem um assunto específico, a literatura é uma coisa muito subjetiva, porque eu posso ter escrito um assunto e o leitor poderá interpretar outro, com base no que está vivendo”.

Para ela, o escritor de sua inspiração é Rick Riordan, que retrata um livro de fantasia. Íris ressalta que cada um tem a capacidade de fazer e escrever um livro. Que vai de cada interesse e do que tem em mente, pois todos são capazes de contar uma história.

A jovem diz ainda que se orgulha de ser autista e da sua história, pois enfrenta algumas dificuldades no cotidiano assim como qualquer pessoa, mas ainda assim, consegue produzir e chegar nos seus objetivos.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima