30 de junho de 2022   |   15:12  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Jornalista Elson Martins publica livro ‘Acre: Um Estado de Espírito’

Elson revelou que pretende lançar outros quatro livros. Uma das obras vai rememorar a história do jornal Varadouro.

_________________Publicidade_________________

Após uma vida dedicada ao jornalismo e experiências dignas de serem partilhadas, o jornalista Elson Martins, 83 anos, publicou a livro “Acre: Um Estado de Espírito”. A obra autoral reúne algumas das crônicas, reportagens e entrevistas produzidas ao longo de sua trajetória profissional.

Os livros já estão disponíveis para compra (Foto: Arquivo Pessoal)

Na Livraria Paim, em Rio Branco, os leitores interessados já podem adquirir os exemplares do primeiro livro escrito por Elson Martins. O coquetel de lançamento está previsto para os próximos dias.

“O livro é um pequeno volume com textos já publicados em jornais e revistas num tom pessoal e/ou amazônico. Por isso chamei de folhetim espiritual e pessoal, também porque me apresento nele para um provável público novo. Se der certo, ou seja, se esse público gostar, posso escrever outro mais denso”, disse.

Elson revelou que pretende lançar pelo menos outros quatro livros. Uma das obras vai rememorar a história do jornal Varadouro — uma das mais importantes experiências da imprensa alternativa do país na década de 70, com publicações até dezembro de 1981. Ao todo foram 24 edições, editadas e idealizadas pelos jornalistas Elson Martins e Silvio Martinello, com diversos colaboradores. O veículo surgiu no calor do conflito dos anos 1970, entre grandes latifundiários e fazendeiros no Acre contra pequenos extrativistas remanescentes da época dos seringais. 

O jornalista Elson Martins é exemplo de reconhecido por seu profissionalismo e ética. Lutou contra a ditadura e teve papel importe na história do Acre. (Foto: Facebook)

Outra importante obra a ser produzida e publicada será a sua autobiografia. Elson Martins é um jornalista acreano, nascido no Seringal Nova Olinda, Alto Rio Iaco, em Sena Madureira. Viveu em Rio Branco (AC), Belém (PA), Macapá (AP) e Belo Horizonte (MG). Na capital mineira, começou seus estudos em Jornalismo. Retornou à Amazônia, para Belém, em 1969, como membro da Ação Libertadora Nacional (ALN), mas como não concordava com a ideia de que era preciso iniciar uma guerrilha, acabou se desligando da organização.

Em 1975, retornou para o Acre e passou a escrever para o jornal O Estado de S. Paulo. Cobriu os conflitos entre seringueiros e latifundiários. “Foi nessa época que eu realmente fiz o meu curso de jornalismo, complementado com O Varadouro e outros jornais que trabalhei”, destacou.

Gazeta do Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS