Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Irmãos com doença rara recebem alta juntos após fazerem transplantes de coração com 48 horas de diferença

Gustavo e Paloma, de 18 e 19 anos, estavam no HC de Botucatu (SP) após cirurgia. Eles têm uma doença cardíaca genética e conseguiram doadores compatíveis no mesmo fim de semana.

_________________Publicidade_________________

Os dois irmãos de Garça (SP) que  fizeram transplantes de coração neste mês em um período de 48 horas de diferença. receberam alta do Hospital das Clínicas de Botucatu (SP) na quinta-feira (22).

Gustavo e Paloma, de 18 e 19 anos, receberam alta juntos após 11 dias de internação e retornaram para a residência onde moram, em Garça.

Durante a internação, os irmãos ficaram na UTI para que permanecessem isolados. Isso porque pacientes transplantados fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Segundo o hospital, eles se encontravam e até mesmo almoçavam juntos neste período.

As fisioterapias e exercícios feitos na unidade de saúde colaboraram para a rápida recuperação dos jovens irmãos. Agora, eles continuam o período de recuperação em casa, mas ainda devem ir uma vez por semana ao ambulatório do Hospital das Clínicas para fazer acompanhamento.

Relembre a história

Os irmãos têm uma doença cardíaca, genética e rara chamada Doença de Danon. Segundo o coordenador clínico do programa de transplante cardíaco do HC da Unesp, Marcello Felício, essa doença tem um componente genético que é passado pelo lado materno.

“Essa doença acomete o coração, causando uma hipertrofia do músculo cardíaco. O músculo fica mais espessado e, em alguns casos, o coração pode também dilatar. Está associado a arritmias graves e muitos pacientes apresentam também morte súbita”, explica Felício.

Irmãos com doença rara recebem transplantes de coração no HC de Botucatu

Via-G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas