Image
Image
Image
Image
Image


    #

    Cotidiano

    Workshop discute uso do selo da farinha em Cruzeiro do Sul

    Um workshop realizado na última quarta-feira (16), no auditório do Ministério Público de Cruzeiro do Sul, reuniu produtores de farinha, e instituições como Sebrae, Embrapa e Cooperativa Central do Juruá, para discutir o uso e implantação do selo da farinha nos produtos comercializados no mercado local e exportados para outros estados.

    Há cerca de dois anos a farinha de Cruzeiro do Sul recebeu o selo de indicação geográfica pelo Inpe, sendo o primeiro produto do Acre, com esta indicação. Apesar da certificação, os a farinha ainda não utiliza o selo. O workshop foi realizado exatamente com o objetivo de fazer valer esse benefício.

    “Tem uma série de regulamentações que tem sido feita, para que o produto não seja oferecido da forma errada. O produto é artesanal, então deve ter uma certa padronização, uma certa constância de procedimento, tem que passar por um controle de qualidade. O detentor do selo é a Central Juruá, e é formada por quatro cooperativas. Estamos esperando que funcione até o final do ano”, relatou.

    O pesquisador Jorge Tonietro, que participou da implantação dos selos de vinhos de açaí, veio até o Juruá para ajudar na utilização do selo na farinha no Juruá. Ele explicou que existem requisitos que devem ser seguidos para a implantação, como área de produção delimitada, variedades autorizadas, as práticas de elaboração nas casas de farinha, dentre outros.
    “Para que isso aconteça, há a necessidade que o conselho regulador, que é formado pelos produtores e instituições de apoio, operacionalizem o regulamento de uso, para que ela seja considerada a daqui de Cruzeiro do Sul”, explicou.

    O Secretário Municipal de Agricultura de Cruzeiro d Sul, Genilson Maia, destacou que a secretaria vem auxiliando os produtores e trabalhando em parceria para obter esses resultados.

    banner sicredi

    banner gazin 300

    © Copyright 2015 - Empresa Cruzeirense de Telecomunicações de Rádio e TV LTDA

    Image
    Image
    Image

    PUBLICIDADE

    Image