booked.net

Homem formado no exterior frauda revalidação do diploma e é denunciado pelo CRM ao tentar tirar registro no AC

Denúncia foi feita à Polícia Federal, após o suspeito tentar fazer o registro no CRM e a documentação passar por análise do setor de registro do órgão que constatou que ele não tinha feito revalida.

Compartilhe:

Um homem que não teve a identidade revelada foi denunciado, na última semana, pelo Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) por fraudar a aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida).

A denúncia foi feita à Polícia Federal após o suspeito tentar fazer o registro no CRM e a documentação passar por análise do setor de registro do órgão que constatou que ele não tinha feito revalida.

Conforme o CRM, o homem deu entrada na documentação afirmando ter se formado em uma faculdade da Bolívia, e foi confirmado pela universidade que ele recebeu diploma profissional.

Porém, ele afirmava ter revalidado o diploma pela Universidade Federal do Ceará Universidade Federal do Ceará. Em consulta junto à instituição, o CRM foi informado de que os dados apresentados pelo homem não constavam nos livros de registro da pró-reitora de graduação e foi constatado que não tinha sido revalidado o diploma.

O procurador jurídico do CRM, Mario Rosas, disse que faz parte da atuação do órgão o rigor na emissão do registro para garantir segurança à sociedade que precisa dos atendimentos em saúde.

“Zelar pela boa aplicação da medicina juntamente à sociedade é uma atribuição do CRM e, portanto, ser rigoroso na inscrição do médico junto ao conselho, analisando documentação de forma minuciosa é um compromisso com a segurança do paciente. A fim de que a sociedade possa estar segura que o médico está lhe atendendo é um médico que passou por toda educação necessária para com o exercício da ética médica”, disse.

Após constatar o caso, foi enviado um comunicado à PF com as devidas informações para que sejam tomadas as devidas providências.

Em outubro do ano passado, o CRM flagrou outra situação semelhante, quando dois homens usaram diplomas falsos para tentar conseguir o registro. O caso também foi denunciado à polícia.

Por G1

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima