9 de agosto de 2022   |   20:24  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Hasteamento dos pavilhões abre oficialmente as comemorações dos 45 anos de Mâncio Lima

O hasteamento dos pavilhões, na praça São Sebastião, contou com a presença das Escolas Francisco Freire de Carvalho, Colégio Pe. Edson de Oliveira Dantas e Colégio São Francisco, autoridades civis e religiosas.

_________________Publicidade_________________

Ao som do Hino do Município, que exalta a bravura do nosso povo e as belezas naturais da cidade, foi dado início oficialmente as comemorações dos 45 anos de Emancipação Política de Mâncio Lima. O hasteamento dos pavilhões, na praça São Sebastião, contou com a presença das Escolas Francisco Freire de Carvalho, Colégio Pe. Edson de Oliveira Dantas e Colégio São Francisco, autoridades civis e religiosas.

“Graças a Deus estamos conseguindo vencer a pandemia da Covid-19 e, agora, é o momento de trazermos de volta as atividades presenciais do aniversário de Mâncio Lima trazendo alegria e diversão ao nosso povo. Estou muito feliz em abrir esta festa com a participação dos nossos alunos e com um público muito especial, os nossos idosos. Hoje, estamos apenas iniciando, durante a semana teremos diversas atividades esportivas, culturais e cívica”, disse Isaac Lima, Prefeito de Mâncio Lima.

Como em todos os anos do aniversário da cidade mais ocidental do Brasil a atual gestão realiza a entrega de diversas obras e, este ano, não está sendo diferente. Após o hasteamento dos pavilhões, que contou com a participação da vencedora do FECAM 2022, Joice Xavier, os gestores entregaram o Centro de Multiuso Hildegardes Araújo Rodrigues.

“Infraestrutura e obra social tem que caminhar juntos porque é o social que garante o bem estar das famílias e a qualidade de vida da nossa população. O Centro de Multiuso será um espaço de acolhida, de confraternização, formação e socialização e, com as pessoas que mais precisam ser atendidas aqui, teremos a criança, o adolescente, o adulto e o idoso. Este espaço vai abraçar, preparar e conduzir a nossa população para uma Mâncio Lima melhor. Gratidão ao Ex-deputado Federal Cesar Messias que alocou recursos para esta obra tão necessária e importante para nossa população”, falou Ângela Valente, vice-prefeita Ângela Valente.

O centro leva o nome de umas das pessoas que muito contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade, Professora Hildegardes Araújo Rodrigues. Fruto de emenda parlamentar do Ex-dep Federal César Messias, a obra custou R$ 490 mil por meio do Ministério da Defesa. O Centro de Multiuso funciona ao lado do Centro do Idoso será um espaço novo, amplo, aconchegante e acolhedor para a realização de atividades sociais, educacionais e culturais.

“Hoje o nosso sentimento é de gratidão não só meu, mais de toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social. Este centro será de grande utilidade para a nossa população que é assistida pelos programas assistenciais e em especial aos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo. Sabemos do tamanho do desafio que temos pela frente, mas, estamos trabalhando todos os dias para que as políticas municipais de assistência social cheguem a quem mais precisa”, destacou Neize Matos, Coordenadora do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A homenageada

Hildegardes da Silva Araújo, nasceu no dia 18 de abril de 1963, filha de Francisco Martins de Araújo e Ana da Silva Araújo, natural do município de Mâncio Lima. Passou sua infância e adolescência na localidade Palheira as margens do igarapé Branco, hoje localizada no ramal do Batoque de uma família de sete irmãos: Hildebranda da Silva Araújo, Inês da Silva Araújo, Ivanilde da Silva Araújo, Orleir da Silva Araújo, Albanir da Silva Araújo, Aluízio da Silva Araújo e Luiz da Silva Araújo.

No ano de 1974, aos 10 anos de idade, iniciou o seu ciclo de aprendizado, estudando na Escola da Palheira, construída pelo próprio pai, o senhor Francisco onde, estudou por meio das cartilhas um e dois, carta de ABC, onde hoje é chamada de alfabetização.

“Agradeço ao Prefeito Issac Lima, a vice prefeita Ângela valente, a secretária Rocilda, pela belíssima homenagem a minha mãe, temho certeza que nossa família só tem a agradecer a Gestão que, lembrou do trabalho prestado pela professora Hildegardes, no bairro São Vidal como em todo o Município”, ressaltou Igor Araújo, filho da homenageada.

Durante o ensino médio, na zona rural de Mâncio Lima, conheceu seu esposo Zezito Cordeiro Rodrigues, onde se casaram no ano de 1982. Do fruto desta união vieram os filhos Zeildes Araújo Rodrigues, Willian Araújo Rodrigues e Wilglison Araújo Rodrigues. No Bairro São Vidal, construiu várias amizades e, começou a desempenhar um trabalho social exemplar como a comemoração do dia das mães, dia das crianças, dia dos pais, festas juninas, Natal dentre outros. Em 2015, acometida com um câncer invasivo, a Professora Hildegardes nos deixou, deixando um legado de amizades inesquecíveis.

“Para mim, é uma honra e motivo de alegria estar prestigiando a inauguração deste centro que leva o nome de uma pessoa tão querida e amada por todos, a Professora Hildegardes Araújo. Era mãe duas vezes, para os seus filhos e para todos os alunos que tiveram o prazer de serem alfabetizados por esta grande mulher. A população está de parabéns por mais este investimento que a gestão entrega na manhã desta quarta-feira”, finalizou Renan Costa, Presidente da Câmara de Vereadores.

Prestigiarem a inauguração os Secretários Municipais Rocilda Mendonça, Assistência Social, José Alberto, Finanças, Danilo Chagas, Especial, Tabita Lima, Gabinete, Rosaldo Marques, Meio Ambiente e Turismo, Valderlan Alencar, Transporte, Kennedy Guimarães, Obras e Urbanismo e Taidison Lima, Administração e Planejamento, irmãs da homenageada, técnicos das secretarias, os Vereadores Vlade Vasconcelos, Nir do Odilon e Mazinho além de populares e beneficiários dos programas da Assistência Social.

Assessoria de Comunicação Social

Jenildo Cavalcante

Imagens: Evandro Ibernon

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS