Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Halo solar chama atenção de moradores de cidades do Acre

Círculo colorido se forma ao redor do sol. Na época das chuvas, pode ser comum porque há bastante umidade na atmosfera, diz especialista.

_________________Publicidade_________________

No céu do Acre, foi possível registrar mais um halo solar e alguns moradores flagraram o momento do fenômeno, que forma uma círculo colorido ao redor do sol. Os registros que o g1 teve acesso foram feitos em Rio Branco e Senador Guiomard, no interior do Acre.

O meteorologista Alejandro Fonseca explica que isso ocorre quando a luz do sol atravessa nuvens altas com cristais de gelo.

“A refração da luz se dá como mudança da direção de propagação de um raio de luz ao atravessar uma determinada substância. Essa mudança de direção está associada com uma propriedade das ondas, chamada de comprimento de onda (que se relaciona com a frequência e com a energia dessa radiação). Tal propriedade determina a cor da luz”, explica.

O especialista diz ainda que não há um período específico para que isso ocorra. mas que na época das chuvas ele pode ocorrer porque há bastante umidade na atmosfera.

Fenômeno foi visto também no céu de Rio Branco  — Foto: Regiane Bezerra/Arquivo pessoal

Fenômeno foi visto também no céu de Rio Branco — Foto: Regiane Bezerra/Arquivo pessoal

Por G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas