Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Governo promove formação profissional em saúde para jovens de Cruzeiro do Sul

A geração de emprego e renda é um dos pilares do governo de Cameli, que vem intensificando ações e investindo para que o Estado tenha mão de obra qualificada.

_________________Publicidade_________________

Uma solenidade especial, que foi realizada, na manhã do último sábado, 22, no Teatro do Náuas, em Cruzeiro do Sul, oficializou a formação de novos técnicos em enfermagem e gerência em saúde, e lançou 26 novos profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho.

A cerimônia iniciou com apresentação musical, exibida em violão e voz pelo trio Maurifran Oliveira, Alanna Almeida e Joaquin Neto. Às 9h, os jovens profissionais foram convidados a adentrar à sala de espetáculos do teatro e foram ovacionados por convidados.

“Primeiramente, sou grata a Deus pela oportunidade porque sei que, a partir de agora, a nossa vida profissional ganhará outros rumos e novas oportunidades surgirão. Esperamos ajudar a sociedade daqui para a frente como fomos ensinados. Temos muito a agradecer ao governador Gladson Cameli por não nos desamparar e vou além: até aqui, foi a melhor experiência da vida de cada um de nós”, declarou Beatriz Costa, de 20 anos, agora técnica em enfermagem.

A solenidade foi marcada pelo sentimento de esperança, refletido no olhar dos jovens e novos profissionais de saúde Foto: Marcos Santos/Secom

A geração de emprego e renda é um dos pilares do governo de Cameli, que vem intensificando ações e investindo para que o Estado tenha mão de obra qualificada. A juventude é a “menina dos olhos” do gestor do Acre.

“Essa é uma ação que resultou das parcerias entre o governo estadual e Federal,  e que vem, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), valorizando a importância da educação profissional, como um dos instrumentos que leva ao desenvolvimento de uma sociedade. Cameli tem reforçado o desejo de levar, aos 22 municípios acreanos, essas formações para a juventude de quaisquer segmentos, possibilitando que essas pessoas criem valorosas expectativas de vida”, informou o diretor-presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (IEPTEC/Dom Moacyr) no Acre, Francineudo Costa.

Equipe responsável pela oferta dos cursos Foto: Marcos Santos/Secom

Ao todo, o programa certificou 26 alunos, com aulas teóricas e práticas, que foram oferecidas, por meio de ensino remoto, gratuitamente pelo Centro de Formação e Tecnologia da Floresta (CEFLORA). O instituto pretende lançar, nos próximos dias, um novo edital de cursos a distância (EAD), com 450 vagas para todo estado.

A mais nova profissional em gerência em saúde, Natália Silva, 20 anos, destaca a qualidade das aulas ministradas e diz que “os alunos tiveram acesso a novas técnicas para lidar com acometidos pela Covid-19” e que “isso ajuda no trabalho de redução dos índices da doença em toda a região”.

Duas turmas, com o total de 26 alunos, foram formadas Foto: Marcos Santos/Secom

“Para nós, que já estamos na área de saúde, é de suma importância a vinda de novos profissionais. Com efeito, são pessoas que vêm para agregar valores aos serviços prestados na região. É grandioso o trabalho que o instituto vem realizando aqui no Juruá. Por isso, ficamos muito felizes e agradecidos pelo olhar diferenciado que Gladson Cameli tem nos dado nesse tempo de pandemia”, analisou, agradecido, o gerente-geral da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da região, Macson Rosas.

Os jovens passam a ser uma oferta qualificada de serviços de saúde na região do Juruá Foto: Marcos Santos/Secom

A festa, que também contou a presença da coordenadora do núcleo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) na região, Ruth Bernardino; a coordenadora-geral do Ceflora, Raylene Cameli; a coordenadora-geral da Escola de Saúde Maria Moreira da Rocha, Aldenice Ferreria; e o representante do deputado federal Alan Rick, Genilson Maia, foi encerrada às 10h, com muitos risos, abraços e olhares esperançosos para um futuro promissor.

Foto: Marcos Santos/Secom

Por: SECOM

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas