4 de julho de 2022   |   10:15  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Governo investe na capacitação de brigadistas voluntários no combate a incêndios florestais

SoS Amazônia realizam a segunda capacitação e reciclagem para a formação de brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais das Áreas de Proteção Ambiental (APA).

_________________Publicidade_________________

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas do Acre (Semapi), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) e a Organização Não Governamental (ONG) SoS Amazônia, realizam a segunda capacitação e reciclagem para a formação de brigadistas voluntários de combate a incêndios florestais das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Lago do Amapá e Igarapé São Francisco. A ação aconteceu entre os dias 16 e 19 maio, na Apa Lago do Amapá, zona rural de Rio Branco.

Capacitar os brigadistas voluntários é essencial para o combate aos incêndios florestais, e também para que essas pessoas executem corretamente os protocolos de combate ao fogo, sobretudo nas áreas rurais.

A nova turma de brigadistas recebeu todos os equipamentos de proteção individual para exercer a função. Foto: cedida

Entre os procedimentos abordados durante o evento, estão a apresentação da legislação ambiental pelos fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia), cuidados e procedimentos de resgate de fauna afetada por fogo, atividades de educação ambiental, entre outros.

“A Semapi e a SOS Amazônia entregaram fardamentos e os equipamentos de proteção individual, além de materiais de combate ao incêndio a esses novos brigadistas. Então, a partir de agora com acompanhamento técnico podemos ao longo do ano fortalecer o trabalho desses voluntários”, conta Mirna Caniso, socióloga da Semapi, que participou da organização do evento.

A capacitação foi essencial para ensinar a instrumentalização dos itens necessários para combate aos incêndios ambientais. Foto: cedida.

A primeira edição dessa capacitação voltada para a formação das brigadas voluntárias aconteceu em 2021. A previsão é de início do segundo módulo em junho, com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

“Essa é uma realização possível através da organização de múltiplos parceiros. A partir dessas articulações trouxemos diversos temas para trabalhar a conservação ambiental, a maior parte dos membros das APA não atuou como brigadistas, então é importante capacitá-los”, explica Caniso.

A atuação das brigadas de prevenção, combate e controle a incêndios florestais em unidades de conservação gerenciadas pela Semapi, é uma ação apoiada pelo Projeto Paisagens Sustentáveis da Amazônia (PSAM), coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com órgãos estaduais e federais de meio ambiente, além do Serviço Florestal Brasileiros, com apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e a Conservação Internacional como entidade executora.

Fonte: Agência Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS