Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Governo executa abertura de ramais no Projeto de Assentamento Oriente, na Transacreana

_________________Publicidade_________________

Na manhã desta quinta-feira, 27, o secretário de Estado de Produção e Agronegócio do Acre (Sepa), Nenê Junqueira, visitou juntamente com a equipe da Secretaria, e o diretor de Desenvolvimento Regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Tony Roque, o Projeto de Assentamento Oriente, localizado na Estrada Transacreana, km 140, em Rio Branco, para acompanhar os serviços de abertura dos ramais que irão facilitar o escoamento de produção na região.

Secretário da Sepa, Nenê Junqueira, visitou a comunidade juntamente com a equipe da secretaria e o diretor de Desenvolvimento Regional do Deracre, Tony Roque  Foto: Eyner Júnior.

“Estamos aqui hoje para cumprir um compromisso do governo Gladson Cameli, por meio da Sepa, de prestar apoio aos produtores rurais e incentivar a agricultura. Queremos acompanhar a execução deste projeto que ficou esquecido por muitos anos nos governos passados. O nosso compromisso é garantir a trafegabilidade de inverno a verão aqui no projeto Oriente”, disse o titular da Sepa, Nenê Junqueira.

Na ocasião, o secretário aproveitou para realizar uma reunião com os produtores e lideranças rurais, com o intuito de entender quais as principais demandas, e juntos buscarem uma solução viável para melhorar a vida das mais de 300 famílias que vivem na assentamento. A presidente da Associação Nova Aliança, Andréia da Silva, fala sobre a importância da execução deste projeto de recuperação de ramais.

Projeto de Assentamento Oriente, localizado na Estrada Transacreana, km 140, em Rio Branco, passa por serviços de abertura dos ramais Foto: Eyner Júnior.

“Nós estamos muito felizes com esse trabalho que vem sendo executado aqui, após 20 anos de isolamento, agora estamos tendo acesso via ramais, isso significa muito para nós, porque não tínhamos como escoar nossa produção, muita coisa se perdia, ou tínhamos que comercializar aqui mesmo, com um preço bem abaixo do valor de mercado”, relatou.

O produtor José Roberto de Matos é morador da comunidade há 15 anos e possui 4 hectares de plantações de cana de açúcar, ele explica qual a principal necessidade dos produtores da região. “A gente não tinha como escoar a nossa produção, quase sempre ficávamos no prejuízo e perdíamos a maior parte, então hoje, essa era a nossa maior dificuldade, precisamos desse apoio”.

Na ocasião, o secretário realizou uma reunião com os produtores e lideranças rurais Foto: Eyner Júnior.

Ao todo, pelo menos 150 quilômetros de ramais poderão ser recuperados para beneficiar os produtores da região. Desde janeiro, foi iniciada as obras para dar acesso aos ramais, que até então eram isolados. Até o momento já foi dado acesso a pelo menos 96 quilômetros de ramais.

“Inicialmente, estamos realizando um trabalho de abertura de ramais, para tirar o povo do isolamento e garantir acesso aos moradores, esse é primeiro passo. Depois, iniciaremos o segundo passo, que é realizar a melhoramento dos ramais, processo de drenagem para possibilitar aos produtores acesso durante todo o ano”, disse o diretor de Desenvolvimento Regional do Deracre, Tony Roque.

Outro projeto no assentamento Oriente que ainda está em fase de planejamento é voltado a educação. A produtora rural, Aline Benzecry, é a idealizadora de um programa de escola técnica para atender aos moradores do entorno, e fala sobre a necessidade deste projeto.

“Nós estamos ainda iniciando uma ideia de desenvolver educação para todos, em parceria com o governo do Estado, especificamente na nossa área, que é a área rural. A gente acredita na força da criança, desde pequena até a fase adulta no ensino profissionalizante técnico, precisamos melhorar nossa realidade educacional aqui, temos algumas escolas, mas elas passam a maior parte do ano fechadas e as crianças nas colônias”, relatou.

Foto: Eyner Júnior.
Foto: Eyner Júnior.
Foto: Eyner Júnior.

Via: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas