Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Furacão Ida atinge a costa da Louisiana, nos Estados Unidos

_________________Publicidade_________________

O furacão Ida atingiu a costa perto de Port Fourchon, no estado da Louisiana, nos Estados Unidos neste domingo (29). O fenômeno de categoria 4 é considerado extremamente perigoso, com ventos de cerca de 240 km/h, de acordo com o National Hurricane Center, dos EUA.

A paróquia de São João Batista no estado decretou um toque de recolher a partir de hoje à noite, de acordo com um alerta de emergência. O toque de recolher começa às 18h, horário local, e dura até as 7h da manhã de segunda-feira (30).

A paróquia está localizada a oeste de Nova Orleans e é delimitada por três lagos: Lago Pontchartrain, Lago Maurepas e Lago des Allemands.

Falta de energia atinge mais de 500 mil pessoas

A Companhia de Energia de Louisiana alertou que pode haver queda de energia devido à força das tempestades. A empresa alertou que, embora 90% dos clientes provavelmente terão sua energia restaurada em tempo hábil, inundações e danos causados por tempestades podem impedir que as equipes acessem certas áreas.

A empresa informou que espera mobilizar cerca de 16 mil funcionários para reparos assim que a tempestade passar.

Mais de 500 mil pessoas estão sem energia na Louisiana enquanto o furacão Ida continua a atingir o estado, de acordo com o portal Power Outage dos Estados Unidos.

São pelo menos 504.149 clientes sem energia às 19h (horário de Brasília) deste domingo, outro aumento de mais de 100.000 pessoas em 90 minutos.

Espera-se que as interrupções de energia continuem aumentando à medida que a tempestade se desloca para o interior.

Furacão Ida é a tempestade mais forte que já atingiu a Louisiana

Ao atingir a costa como um furacão de categoria 4, de cerca de 240 km/h, o Ida é a tempestade mais forte que já atingiu a costa da Louisiana.

O furacão Ida pode ser comparado com o Laura (2020) e o furacão Last Island (1856), como um dos mais fortes a atingir a região. Louisiana se torna o primeiro estado norte-americano a registrar furacões com ventos de 240 km/h em anos consecutivos. Um furacão de categoria 4 tem mais de 250 vezes o potencial de danos que uma tempestade de categoria 1 (120 km/h), de acordo com análises da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional, dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês).

Os ventos mais fortes se estendem por 80 quilômetros do centro, já as tempestades tropicais se estendem por 240 quilômetros. A previsão é que o centro do furacão passe a cerca de 48 quilômetros a oeste de Nova Orleans.

Estações de esgoto e bombeamento de Nova Orleans têm corte de energia

O Conselho de Esgoto e Água de Nova Orleans (SWBNO, na sigla em inglês) afirmou que há uma série de estações de bombeamento de esgoto de Nova Orleans passam por cortes de energia.

“Isso aumenta o potencial para retorno de esgoto nas residências. Pedimos aos moradores que ainda têm energia para minimizar as águas residuais que saem de suas casas, não ligando a máquina de lavar louça ou lavando roupas”, disse o conselho em publicação no Twitter neste domingo.

Segundo o conselho, essas estações ficarão fora de serviço até que o furacão Ida passe e que seja seguro fazer avaliações. No entanto, geradores estão sendo implantados para ajudar com as interrupções nas estações de bombeamento.

Mobilização para resgate e salvamento

O governador da Louisiana, John Bel Edwards, afirmou que o furacão Ida é uma das tempestades mais fortes que atingiu o estado nos tempos modernos, pois se intensificou rapidamente a uma taxa sem precedentes em direção ao continente.

O governador pediu aos moradores que permaneçam dentro de casa e sejam pacientes, já que o estado não sabe quando os primeiros socorros poderão atender aos pedidos de assistência.

“Depois que a tempestade passar, você precisa estar preparado para se abrigar pelas primeiras 72 horas”, disse Edwards. “Temos todos os recursos possíveis prontos para usar, para ajudá-los. Chegaremos lá antes de 72 horas, se possível, para resgatar pessoas em todo o estado da Louisiana”.

Toda a Guarda Nacional da Louisiana foi ativada e atualmente mais de 4.900 guardas estão posicionados em 14 comunidades. Eles dispõem de 195 veículos resistentes a enchentes, 73 barcos e 34 helicópteros prontos para o apoio, disse o governador.

Ventos do furacão Ida enfraquecem, mas tempestade mantém status de categoria 4

O furacão Ida continua a atingir o sudeste da Louisiana na tarde deste domingo e atualmente está localizado no sudoeste de Nova Orleans, de acordo com a última atualização do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

As velocidades máximas do vento diminuíram ligeiramente, para 210 km/h, o que ainda classifica o Ida como uma tempestade de categoria 4.

A velocidade de avanço do furacão diminuiu e a tempestade está se movendo apenas para noroeste a 16 km/h. Isso aumentará o potencial de inundações, bem como a quantidade de tempo que os ventos durarão em locais do interior.

Possibilidade de formação de tornados

Agora que o furacão Ida se move em terra, existe uma possibilidade de formação de tornados. Um alerta de tornado está em vigor em partes dos estados da Louisiana, Mississippi, Alabama e Flórida. A ameaça aumentará ao longo do dia e à noite.

“Furacões e tempestades tropicais que atingem a costa do Golfo do México têm maior probabilidade de produzir tornados em comparação com as tempestades no Atlântico”, explica Brandon Miller, meteorologista da CNN.

A ameaça de tornados não se limita ao litoral ou ao primeiro dia que o furacão chega a uma região. O dia seguinte ao pode produzir mais tornados do que o primeiro, e eles podem ocorrer centenas de quilômetros para o interior.

O Corpo de bombeiros em Delacroix, na Louisiana, compartilhou um vídeo de danos causados por tempestades.

Via – CNN

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas