18 de maio de 2022   |   17:52  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Franceses vão às urnas neste domingo para eleger novo presidente

Atual mandatário, Emmanuel Macron, e ultradireitista Marine Le Pen têm maiores intenções de voto e são favoritos.

_________________Publicidade_________________

Os franceses vão escolher o presidente do país pelos próximos cinco anos entre 12 candidatos neste domingo (10). As pesquisas apontam que a eleição deve ir para o segundo turno, marcado para 24 de abril.

De acordo com as pesquisas, será uma reedição da votação de 2017, na qual Macron foi eleito com 66% dos votos. Desta vez, no entanto, a vantagem dele parece ser menor do que da primeira vez.

A candidata Marine Le Pen está praticamente empatada com Macron no primeiro turno. Os dados foram divulgados pela Elabe Opinion, na sexta-feira (8) e mostram que o atual presidente tem 26% dos votos enquanto Le Pen tem 25%.

O que dizem as pesquisas?

Macron segue na frente, de acordo com a pesquisa Ifop, o que sugere que os seus níveis de apoio não diminuíram abaixo dos 24% desde janeiro, e subiram para um nível elevado de 31% nas primeiras semanas da guerra na Ucrânia.

Da mesma forma, Marine Le Pen manteve-se em segundo lugar durante quase todos os últimos três meses – atingindo um alto de 21% no final de março – de acordo com a Ifop.

Tudo isso parece criar um relançamento do segundo turno de 2017. No entanto, embora Macron tenha saído com quase dois terços dos votos da última vez, a pesquisa sugere que este ano um enfrentamento Macron-Le Pen poderia resultar na vitória do titular com 53% dos votos para 47% para Le Pen, uma margem de vitória muito mais apertada.

Com informações UOL/CNN Brasil

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS