Uma foto divulgada no domingo (17) pela Agência Espacial Norte Americana (Nasa), feita pela Estação Espacial Internacional (ISS) em 4 de julho, revela como a troca da iluminação pública pela Prefeitura do Rio alterou a cor da paisagem noturna da cidade.
O tom amarelado da vizinha Niterói contrasta com o branco das luzes de LED instaladas no Rio.
Antes e Depois
Veja a evolução de fotos da cidade do Rio, tiradas em 2011 e 2022
Arraste a barra branca para direita ou para esquerda para visualizar

Troca de toda a iluminação
A capital fluminense vem trocando, por meio do programa Luz Maravilha, em uma parceria público-privada (PPP), todo o parque da iluminação pública. Atualmente, o programa está em 80% da sua meta inicial concluída – 360 mil dos 450 mil pontos de LED planejados.
A promessa é que todos os postes da cidade recebam a mudança até o fim deste ano.
Em maio, o RJ2 revelou que muitas das luzes, mesmo sendo novas, estão queimando. Até a data da reportagem, havia quase 50 mil reclamações ao 1746 – o telefone da prefeitura. A maior parte das queixas é pedindo reparos para lâmpadas completamente apagadas.
Entre janeiro e maio, comparado com o mesmo período do ano passado, o aumento foi de 7%.
À época, o presidente da empresa pública Rioluz, Pierre Batista, disse que a rede elétrica do Rio é obsoleta, com mais de 25 anos. Segundo ele, a troca de uma luminária de LED é muito mais rápida do que a troca da rede.
“Nós já trocamos, na Cidade do Rio de Janeiro, mais de um milhão e trezentos mil metros de cabo. Luminárias, já foram trocadas mais de trezentas mil. E naturalmente, a troca das luminárias vai ser concluída e, esse pisca-pisca que hoje ocorre, com a conclusão do processo, não ocorrerá mais.”
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/K/6/ekl0CRT3yBdQ6s4kUhHg/presvargas-fabiomotta-prefetura.jpeg?w=1200&ssl=1)
Com informações g1