Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Forte chuva atinge Rio Branco e ameniza temperaturas nesta terça (5) e Inmet mantém alerta

Instituto Nacional de Meteorologia emitiu dois alertas para chuvas intensas nas próximas horas. Choveu 41 milímetros somente na madrugada, segundo a Defesa Civil de Rio Branco.

_________________Publicidade_________________

A capital acreana registrou uma forte chuva que iniciou na madrugada desta terça-feira (5), porém sem ventos fortes e sem ocorrências de queda de árvores ou de energia. Segundo a Defesa Civil Municipal, esta é a primeira chuva significativa desde 29 de junho – foi registrado 41 milímetros até às 6h.

“Não tivemos nenhum acionamento de ocorrências relacionadas a chuvas, isso é explicado porque foi uma chuva longa e não teve temporal, foi um chuva branda, ótima chuva, uma das melhores chuvas que tivemos desde 29 de junho, completando agora 98 dias sem uma chuva significativa. Com essa, tivemos diferença de 19 centímetros no nível do rio e foi uma chuva generalizada em todo o território de Rio Branco”, avalia o coordenador da Defesa Civil Municipal, major Cláudio Falcão.

Chuvas devem continuar até quarta-feira (6) — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Chuvas devem continuar até quarta-feira (6) — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Para o Acre, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos; um deles de perigo de chuvas intensas. Este é válido das 10h50 desta terça até às 10h de quarta-feira (6). Este alerta prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Além de risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As cidades que podem registrar essas chuvas são do Vale do Acre; Sena Madureira, Rio Branco e Brasileia e as do Vale do Juruá.

O segundo aviso é de perigo, podendo ter chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Este segundo termina na quarta-feira (6), às 10h e as regiões afetadas também são os vales do Acre e Juruá.

Friagem

Uma friagem de fraca intensidade avança pelo Acre nesta terça-feira (5) e aumenta a instabilidade em todo o estado. A previsão para este dia é de céu nublado a encoberto, com pouco sol e com várias pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia em todo o estado.

Há possibilidade de chuva forte, capazes de acumular grandes volumes de chuva, acompanhados de ventanias. Esta friagem virá com fraca intensidade e não provocará frio, mas terá forças para pelo menos amenizar o forte calor dos últimos dias durante a tarde

Inmet manteve alerta de chuvas para o Acre  — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Inmet manteve alerta de chuvas para o Acre — Foto: Murilo Lima/Rede Amazônica Acre

Por G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas