Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Fernanda Montenegro é eleita para a Academia Brasileira de Letras

_________________Publicidade_________________

Candidata única à cadeira 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL), Fernanda Montenegro foi eleita nesta quinta-feira (4) a mais nova imortal da entidade. A atriz de 92 anos ocupará o posto vago desde março do ano passado, com a morte do diplomata e político Affonso Arinos de Mello Franco. A falta de concorrentes ao posto é apontada pelo meio como uma deferência à grande dama do cinema e da dramaturgia brasileira.

A sessão ocorreu a portas fechadas, em reunião com participações presenciais dos acadêmicos. A atriz recebeu 32 votos. Também houve dois votos em branco.

“Fernanda Montenegro é um dos grandes ícones da cultura brasileira. Intelectual engajada e sensível leitora do real. Sua presença enriquece os laços profundos da Academia com as artes cênicas. Com ela, adentram, luminosos, tantos, personagens, que marcaram gerações, passado, presente e futuro”, declarou o presidente da ABL, Marco Lucchesi.

A cadeira que será ocupada por Fernanda Montenegro tem como patrono o jornalista Hipólito da Costa e já pertenceu também ao filólogo e dicionarista Antônio Houaiss.

Via-CNN

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas