1 de julho de 2022   |   06:46  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Estado firma cooperação com francesa Vert para capacitação de jovens extrativistas

e Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), celebrou um acordo de cooperação técnica (ACT) com a indústria francesa fabricante de tênis Vert, para a capacitação de jovens extrativistas.

_________________Publicidade_________________

O governo do Acre, por meio da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), celebrou um acordo de cooperação técnica (ACT) com a indústria francesa fabricante de tênis Vert, para a capacitação de jovens extrativistas. A marca, 100% ecológica e sustentável, conquistou a categoria de ecofriendly, ou seja, amiga do meio ambiente. A empresa utiliza, em sua linha de  produção, o látex extraído dos seringais do Acre. O ato foi realizado no fim da tarde desta segunda-feira, 23, no Palácio do Comércio, em Rio Branco. 

A coordenadora do REM Acre na Seplag, Rose Sena; o sócio-fundador da Veja/Vert, François Ghislain; a presidente da Funtac, Missara Guimarães; e Sebastião Pereira, coordenador da cadeia produtiva da Veja/Vert. Foto: Marcos Vicentti/Secom

Na oportunidade, foi  formalizado o termo de adesão voluntária com quatro organizações comunitárias e 200 novos produtores extrativistas, para o beneficiamento e comercialização de látex nativo.  Os beneficiários receberão também capacitação sobre técnicas de cartografia social, diagnóstico socioeconômico, mapeamento e monitoramento participativo de áreas de coleta do látex nativo. 

“Estamos gratos pela celebração deste acordo de cooperação, que vem para somar junto ao governo do Estado.  A Funtac já realiza uma série de iniciativas e, com a parceria, vamos alcançar outras 200 famílias, atingindo uma média de 800 pessoas”, disse a presidente da Funtac, Missara Guimarães. A gestora contou que a parceria servirá para estimular jovens a aprenderem técnicas de beneficiamento e comercialização de látex nativo, o que representa uma alternativa de renda e qualidade de vida para esse público, ao passo que também contribui para a continuidade da atividade e a conservação das florestas do Acre.

Já o fundador da Vert/Veja, François Ghislain, lembrou que a empresa começou comprando borracha do Acre, em Brasileia, crescendo devagar nos primeiros anos. A produção aumentou e, além da França, a marca começou a vender em outros países da Europa. Em 2013, a marca Vert chegou ao Brasil. “Fabricamos cinco mil pares em 2004, e hoje produzimos quatro milhões de pares por ano. A nossa necessidade de borracha cresceu, especialmente nos últimos três anos, de 89 para 500 toneladas”, relatou.

Em contrapartida, a Funtac, com apoio financeiro do Programa REM Acre – Fase II, irá entregar 200 kits de coleta e beneficiamento de látex ao fim das atividades. As ações preveem ainda o desenvolvimento de pesquisas de apoio ao manejo florestal responsável na Amazônia, incluindo a realização de dois encontros com a participação de 60 jovens de famílias beneficiárias abordando as temáticas da juventude em empreendimentos florestais comunitários, gestão de cooperativas e associações rurais e mercado, produtos e inovação na cadeia produtiva do látex. 

Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS