Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Estado do Acre é o primeiro a disponibilizar o serviço de pagamento de tributos via Pix

_________________Publicidade_________________

A modalidade Pix, pagamento eletrônico lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central, será mais um aliado no pagamento de tributos da Secretaria da Fazenda do Acre (Sefaz). O Estado é pioneiro na utilização da ferramenta, considerada um avanço em termos de tecnologia.

Os boletos como Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e outros, desde que emitidos pelo site da Sefaz poderão ser pagos via Pix.

“Com utilização da ferramenta, quem ganha é o contribuinte, com mais facilidade e menos burocracia”, destacou o secretário da Fazenda durante a reunião com equipe técnica. Foto: José Caminha /Secom

O convênio entre a Receita Federal e Banco do Brasil desde novembro disponibiliza o pagamento de débitos via Pix, todavia nenhum estado oferecia o serviço. O Acre é o primeiro a implantá-lo, de modo a facilitar a vida do contribuinte acreano.

Para pagar os impostos, o contribuinte terá apenas que abrir o aplicativo de qualquer banco ou instituição financeira participante do Pix e apontar a câmera do celular para o Código QR. A transação é concluída em até 15 segundos e o reconhecimento do pagamento na Sefaz se dá a cada 15 minutos.

Para o secretário da pasta, Rômulo Grandidier, o serviço da equipe de Tecnologia da Informação da secretaria trabalha para recepcionar o serviço e destaca a medida. “A parceria das equipes do Estado e do Banco do Brasil garantiu que o Acre fosse o primeiro a disponibilizar o serviço. Com o avanço em termos tecnológicos no pagamento de tributos na utilização da ferramenta, quem ganha é o contribuinte, com mais facilidade e menos burocracia”, frisa Rômulo.

O Pix será aceito por qualquer instituição bancária e concluído em até 15 segundos. O reconhecimento do pagamento na Sefaz se dá a cada 15 minutos. Foto: ASCOM/Sefaz

A equipe responsável pelo projeto ressaltou que a ferramenta permite a modernização fazendária e incentiva a inovação, além de trazer benefícios à população. “Além da disponibilização de um serviço importante para o povo acreano, a implementação do projeto evidencia que com ações coordenadas podemos alavancar projetos de melhorias na secretaria, tanto para o Estado como para o contribuinte. Este é só o começo de mais inovações que virão”, enfatiza o diretor de Administração Tributária da Sefaz, Clóvis Monteiro.

Além disso, a Sefaz busca diariamente modernizar os serviços por meio de uma metodologia ágil. O usuário do serviço estará no centro da solução flexibilizando e, ao mesmo tempo, desburocratizando os meios de arrecadação, trazendo máxima eficiência administrativa e a transformação digital.

Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas