2 de julho de 2022   |   12:52  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Especialista enumera 5 sinais de alerta para câncer de pele

O câncer de pele está entre os mais frequentes na população. Quando diagnosticado de maneira rápida, as chances de cura são altas.

_________________Publicidade_________________

O excesso de exposição solar sem a proteção adequada é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele e, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse tipo de câncer é um dos mais frequentes na população.

A boa notícia é que, se detectado e tratado precocemente, o câncer de pele apresenta altos percentuais de cura. Saber identificar os sinais de alerta é fundamental para garantir um bom prognóstico. Sam Cinkir, CEO do Este Medical Group, reforçou a importância do uso do protetor solar, em entrevista ao The Sun:

“Em primeiro lugar, deve-se fazer todo o possível para evitar o câncer de pele. É importante usar protetor solar em quantidades suficientes para bloquear os raios UVA e UVB. Isso deve ser parte da rotina diária durante todo o ano, não apenas quando está ensolarado.”

Confira os cinco principais sinais de câncer de pele:

1. Mudanças nas pintas

As pintas geralmente são inofensivas, mas podem virar um local de crescimento anormal de células. Assim, é importante verificá-las regularmente e prestar atenção se há alterações em suas características. Observe tamanho, cor e relevo para monitorar possíveis sinais de alerta.

2. Diferença nas unhas

O câncer de pele pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, inclusive nas unhas, podendo se apresentar como manchas escuras ou listras sob as unhas. A pele ao redor da unha também pode ficar mais escura e uma pequena protuberância ou nódulo embaixo dela pode aparecer.

3. Coceira

Sentir coceira persistente na pele pode ser um sinal de alerta quando se trata de câncer, especialmente se vier acompanhada de outros sinais.

4. Visão prejudicada

Embora os melanomas apareçam com mais frequência na pele, eles também podem se desenvolver nos olhos e causar alterações na visão. O melanoma ocular é muito parecido com o de pele e conta com sintomas como visão turva, manchas descoloridas e crescimento do tamanho ou forma da pupila.

5. Manchas escamosas

A pele seca e escamosa muitas vezes pode ser um sinal de uma condição de pele, como o eczema. Mas, se for um sintoma persistente, pode indicar um tumor.

Por Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS