Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Espanhóis comemoram fim do estado de emergência contra a Covid-19 no país

_________________Publicidade_________________

Centenas de jovens se reuniram em diversas cidades espanholas violando restrições que ainda estão em vigor; a Espanha enfrentou seis meses de toque de recolher

Centenas de pessoas comemoraram em diversas cidades da Espanha na madrugada deste domingo (9), quando o país encerrou o toque de recolher em 13 das 17 regiões. O fim da medida se deu à meia-noite deste domingo.

Imagens de pessoas indo para as praias de Barcelona e nas ruas de Madrid para comemorar o fim do estado de emergência de seis meses na Espanha para combater a pandemia de Covid-19. 

Muitas pessoas foram vistas sem máscara, não respeitando o distanciamento social e se reunindo em grupos muito maiores do que seis – violando as restrições ao coronavírus que permanecem em vigor no país.

Em um vídeo gravado durante as últimas horas do toque de recolher na noite deste sábado (8), uma van da polícia patrulha uma praia de Barcelona e avisa as multidões por um alto-falante: “É proibido se reunir em grupos de mais de seis pessoas, por favor, saia da praia”.

Na capital Madrid, a polícia interveio para expulsar as pessoas da praça central Puerta del Sol, onde muitos dançavam e cantavam aglomerados.

“Em geral, as pessoas na minha região têm sido muito responsáveis”, disse Oriol Estival, um jovem de 22 anos de Sant Celoni, um vilarejo a cerca de 50 quilômetros de Barcelona. “Grandes multidões ocorreram em grandes cidades como Barcelona ou Madrid. As pessoas conhecem os lugares onde não há polícia.”

Pessoas caminham na orla de Barcelona.
Pessoas caminham, se exercitam e tomam sol na orla em Barcelona, na Espanha, neste sábado, 2 de maio de 2020.

Estudante de geografia na Universidade Autônoma de Barcelona, Estival disse que viu grupos de seis pessoas bebendo no parque de sua cidade, mas nada como as festas vistas nos vídeos, que ocorreram em toda a Espanha.

Depois de uma ordem restrita para ficar em casa ainda no início da pandemia, o segundo estado de emergência da Espanha entrou em vigor em outubro passado. As novas medidas permitiram mais atividades, mas ainda incluia um toque de recolher noturno em todo o país e restrições a reuniões sociais e viagens dentro da Espanha.

Em todo o país, há 198 casos de Covid-19 por 100 mil habitantes, mas algumas regiões que manterão restrições, como Navarra, apresentam uma taxa mais alta.

Quase 28% dos espanhóis – ou 13,2 milhões, receberam pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19 – enquanto 12,6% foram totalmente vacinados, de acordo com os últimos dados divulgados nesta sexta-feira (7).

“Estou um pouco preocupada, embora as pessoas mais vulneráveis já estejam vacinadas, acho que ainda devemos ter cuidado”, disse Natalia Pardo Lorente, pesquisadora biomédica do Centro de Regulação Genômica de Barcelona, à CNN.

“Mesmo com o toque de recolher ainda ativo na sexta-feira, vi grandes grupos de pessoas bebendo no Ciutadella e já passava das 10 da noite. Existe realmente uma necessidade de se reunir em grupos de 100 pessoas ou mais nos parques? Por que não é o suficiente encontrar seus amigos mais próximos?”, questionou.

Eoin McSweeney, da CNN, contribuiu para esta reportagem

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas