Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Escola Professor Flodoardo Cabral será unidade piloto do “Novo Ensino Médio” em Cruzeiro do Sul.

Quinta-feira, 18 de março de 2020
Rubiluci Almeida
Informações: Coordenador de Zoneamento Atila Cândido
Fotos: Átila Cândido

A escola Professor Flodoardo Cabral há 52 anos é responsável pela oferta do Ensino Médio no município do Cruzeiro do Sul. E, neste ano letivo de 2021, a instituição escolar foi selecionada para dar início à implantação de um projeto piloto: o “Novo Ensino Médio”.

Em decorrência do processo de reformulação da Base Comum Curricular, foi assegurado, a todos os alunos, o direito igualitário a aprendizagem. Acrescido a oportunidade de escolher uma área do conhecimento para seu aprofundamento, preparando assim, o aluno para a vida e mercado de trabalho.

Nessa perspectiva, a escola Professor Flodoardo Cabral disponibilizará turmas que ofertarão a formação geral básica e os Itinerários formativos (Rotas Propedêuticas). Esses itinerários terão como foco o aprofundamento em áreas específicas e projeto de vida, fortalecendo a caminhada do estudante e auxiliando em sua escolha profissional futura. O Novo Ensino Médio oferecerá, também, um itinerário profissionalizante – somado à formação básica – para alunos que tenham interesse em um curso técnico.

Neste primeiro ano, em parceria com o Centro de Educação Profissional e Tecnológica do Juruá – CEFLORA, a escola ofertará, os seguintes cursos: Técnico Administrativo (800h), Técnico em Recursos Humanos (800h) e Formação Inicial e Continuada (FICS) que englobará os cursos de programador de Web, Instalador e Reparador de Redes de Computadores, Editor de Vídeo e Fotografia, que também totalizará a uma cara horária de 800h. Os alunos dos cursos técnicos farão todo o percurso de Ensino Médio no CEFLORA, por um período de três anos.

Após conclusão dos três anos de estudo, o aluno será certificado no Ensino Médio, no curso técnico e nos cursos profissionalizantes ao qual fez opção. Os cursos técnicos e as rotas propedêuticas só ocorrerão no segundo ano.

Para a coordenadora do Núcleo da Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esportes – NSEE/CZS, Ruth Bernardino esse é formato que tornar a escola mais atraente, dando mais autonomia para o aluno e permitindo que ele se aprofunde em áreas de conhecimento do seu interesse.

“Através deles, o estudante poderá aprofundar o seu conhecimento em uma ou duas áreas que tenha maior interesse ou na formação técnica e profissional (FTP). Ao invés das aulas tradicionais, o aprendizado acontecerá por meio de projetos, oficinas, núcleos de estudo e até mesmo situações de trabalho, aplicando a teoria à prática”, comentou.

As matrículas para as escolas estaduais iniciarão na próxima segunda-feira, 22, na modalidade on-line. Nessa etapa, os responsáveis pelos alunos concludentes do 9º ano do Ensino Fundamental II e que fazem parte do zoneamento da Escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral, poderão vivenciar essa nova experiencia educacional.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas