18 de maio de 2022   |   17:48  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Empresa de aviação nega que aeronave apresentou falha mecânica durante voo no Acre

_________________Publicidade_________________

A empresa Rio Branco Aerotáxi, proprietária do avião Bandeirante que se envolveu em um incidente na última quinta-feira (14), quando a aeronave que transportava cerca de 12 pessoas entre o município de Jordão e Rio Branco teve uma abertura não programada de uma porta durante o procedimento de aterrissagem, se manifestou sobre o fato que foi amplamente noticiado.

Por meio de uma nota distribuída à imprensa, a empresa explicou que no momento da abertura inesperada da porta, o comandante do voo realizou o desligamento do motor esquerdo (local onde fica a porta) como procedimento de segurança, efetuando a finalização da manobra de aterrissagem em segurança, uma vez que a aeronave conta com dois motores.

A Rio Branco Aerotáxi também afirmou no comunicado que em nenhum momento houve qualquer falha mecânica, especialmente nos motores da aeronave, sendo o desligamento do motor um procedimento padrão previsto no manual operacional do avião, que deve ser observado em situações como a registrada no vídeo que foi divulgado mostrando o incidente.

A companhia ainda informou que instaurou procedimento de apuração da ocorrência na aeronave, para verificação dos motivos que levaram a abertura inesperada de sua porta dianteira e a ocorrência em voo foi informada ao Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA), que já efetuou a liberação da aeronave para voo.

A nota destaca que não foram registrados feridos dentre os passageiros e a tripulação, tendo todos desembarcado em plena segurança, e que a apuração a respeito do incidente foi finalizada pelo órgão competente e todos os reparos efetuados imediatamente, não restando inconsistências que inviabilizassem a operação da aeronave.

A empresa também ressaltou que atua há 30 anos no Acre se destacando pela segurança de suas operações, lembrando, porém, que ocorrências em voo, embora indesejáveis, são previstas pelos próprios fabricantes das aeronaves, tendo previsão específica em seus manuais operacionais sobre os procedimentos de segurança a serem adotados.

Por fim, a Rio Branco Aerotáxi salientou que a aeronave em questão está com sua manutenção em dia, bem como com os documentos e autorizações para voo devidamente regulares, tendo, mesmo assim, diante do ocorrido, sido submetida a minuciosa inspeção de segurança para garantir a sua plena e segura operacionalidade.

“Mais uma vez salientamos o nosso compromisso com a segurança de nossos passageiros e colaboradores, bem como com a qualidade de nossos procedimentos, com contínuos investimentos em segurança de voo, na aquisição de equipamentos modernos dos melhores fabricantes e na manutenção preventiva e corretiva, além do contínuo treinamento de suas tripulações e colaboradores”.

Por AC 24 Horas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS