Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Embaixador diz que há tratativas para desbloqueio de fronteiras terrestres entre Acre e Peru

_________________Publicidade_________________

Em agenda no Acre e participando de atividades relacionadas ao Dia Mundial do Turismo, celebrado na segunda-feira (27), o embaixador do Peru no Brasil, Javier Yépez, falou sobre a fronteira com o país vizinho fechada desde o início da pandemia.

Alegando prejuízo econômico, um grupo de moradores da cidade acreana de Assis Brasil e de Iñapari, no Peru, protestou na Ponte da Integraçãoque liga os dois países, no domingo (26), pela reabertura da fronteira.

“O Peru e o Brasil são países irmãos, vizinhos, e nossa população não quer lutar contra isso. A situação do fechamento da fronteira terrestre e aérea atendeu às medidas que o governo teve que assumir no contexto da pandemia. Por isso, urgentemente, o Ministério da Saúde e nossas autoridades autorizaram o restabelecimento da ligação do Brasil e Peru. Então, imediatamente, a partir de 1º de outubro os voos de São Paulo para Lima estarão restabelecidos e de Lima e São Paulo também”, disse.

Já em relação à fronteira terrestre, ele disse que ainda não pode informar uma data precisa, mas que é de interesse a reabertura e que isso depende de órgãos que acompanham a situação da pandemia no país.

“Na fronteira terrestre, nós confiamos que esse avanço positivo da [vacina] na pandemia poderá se concretizar em uma abertura próxima, mas não estamos em condições de dar datas exatas porque não é uma coisa que corresponda a mim, mas aos setores que acompanham a pandemia. Confiamos que a fronteira estará aberta proximamente. Isso é interesse dos dois países, porque é comércio, é turismo e relacionamento entre os países”, pontou.

O embaixador reforça que a reabertura da fronteira não só combate os efeitos negativos na economia, mas também para seguir promovendo o turismo e, principalmente, a integração entre os dois países.

Protesto ocorreu nesse domingo na Ponte da Integração, na fronteira do Acre com o Peru — Foto: Arquivo pessoal

Protesto ocorreu nesse domingo na Ponte da Integração, na fronteira do Acre com o Peru — Foto: Arquivo pessoal

Via-G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas