12 de agosto de 2022   |   01:56  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Embaixadas recebem convite para encontro com Bolsonaro sobre urnas

Itamaraty informou que organização da reunião está sendo feita pelo Palácio do Planalto.

_________________Publicidade_________________

Representantes de embaixadas e consulados estrangeiros no Brasil começaram a receber nesta 5ª  feira (14.jul) convite para uma reunião com o presidente Jair Bolsonaro (PL) na próxima 2ª feira (18.jul), no Palácio da Alvorada. 

O Planalto vê a ação como uma contraofensiva ao movimento do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, que se reuniu com embaixadores estrangeiros em missão em Brasília no final de maio para defender a confiança no processo eleitoral brasileiro. Na ocasião, Bolsonaro chamou de “estrupro à democracia” a ação do ministro, que estaria usurpando competência do Executivo ao tratar de temas de política externa com estrangeiros. 

O encontro patrocinado por Bolsonaro encontrou resistência no Itamaraty. Na avaliação de diplomatas, o convite, uma vez materializado, teria o potencial de gerar uma nova polêmica com a comunidade internacional. Mas a orientação da diplomacia foi voto vencido. O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, passou então a tratar do assunto diretamente com Bolsonaro, ajudando-o na organização.

Com Informações SBT News

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS