18 de maio de 2022   |   17:47  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Em Tarauacá, Estado inaugura núcleo de educação profissional e tecnológica da rede Ieptec neste domingo

_________________Publicidade_________________

O Núcleo de Educação Profissional e Tecnológica (Nept) de Tarauacá, unidade descentralizada do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr, órgão do governo do Estado, passa a ter sede própria e recebe uma ampla reforma e ampliação de suas instalações.

O Ieptec chegou ao município de Tarauacá no ano de 2013 e funcionava na Escola Instituto São José, passando, em 2014, a ser uma unidade remota do centro da juventude, sendo assim formada uma parceria entre estado e município. Nessa época, o Ieptec ofertou, por meio do Nept Tarauacá, diversos cursos técnicos em áreas como: agropecuária, administração, logística, análises clínicas, saúde bucal e enfermagem, além de cursos de curta duração, somando aproximadamente mil educandos formados.

Registro do Antes e Depois de uma das salas de aula do Nept Tarauacá. Foto: Assessoria Ieptec

Em 2022, mais de 80 pessoas já foram diplomadas em cursos técnicos relacionados à saúde pelo Nept Tarauacá, como imobilização ortopédica, técnico em enfermagem, gerência em saúde e análises clínicas. Com as obras que foram realizadas no núcleo, a proposta é que mais vagas em diferentes cursos sejam abertas, e que uma parcela ainda mais expressiva da população da região consiga realizar uma ou mais formações disponíveis na rede Ieptec, para aquela região.

O atual prédio que comporta as novas instalações do núcleo é de propriedade da prefeitura de Tarauacá, e foi cedido pelo período de quatro anos para que a unidade descentralizada do Ieptec possa desenvolver atividades destinadas ao público da região que busca por profissionalização.

Em agosto de 2021, uma equipe da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra) esteve no local para analisar a situação do prédio, sendo constatada uma urgente necessidade de intervenção na estrutura física das instalações, almejando alcançar os padrões exigidos pela Secretaria de Estado de Educação (SEE).

As obras tiveram início em janeiro deste ano, sendo totalmente executadas com recursos provenientes do Governo do Estado do Acre. Foram concluídas em pouco mais de 3 meses de trabalho intenso para que as instalações estivessem prontas, e a contento, para receber os educandos do Ieptec, em Tarauacá.

Um dos corredores da instituição de ensino profissionalizante, pronto para receber os educandos da rede Ieptec. Foto: Assessoria Ieptec, em Tarauacá

Com a conclusão da obra, o prédio conta agora com sete salas, sendo três para ministração de aulas, uma destinada a trabalhos administrativos, três que serão ocupadas pelas coordenações geral, administrativa e pedagógica, e uma sala de informática, sendo todos os ambientes devidamente equipados e climatizados.

Além das salas de trabalho foram reformados e ampliados os dois banheiros do prédio, sendo um deles adaptado para pessoas com deficiência; reformados e ampliados também a cozinha e o almoxarifado; uma garagem foi construída; e muros foram levantados para garantir a segurança dos funcionários e usuários do novo espaço.

Durante a execução da obra, o Ieptec ofereceu total apoio para a estruturação do Nept, cedendo toda a parte de mobiliário e equipamentos essenciais para a execução dos cursos nas novas instalações do núcleo, como computadores, ar-condicionados, cadeiras, mesas e etc.

O prédio cedido pela prefeitura de Tarauacá é bastante amplo e agora está preparado para ser utilizado. Foto: Assessoria Ieptec.

O novo ambiente já tem demandas alinhadas para serem trabalhadas nos próximos meses. Através do Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do governo federal, em sua nova denominação Novos Caminhos, o instituto vai disponibilizar 25 vagas para o Curso Técnico em Serviços Públicos, com previsão de início no mês de junho. A formação vai contemplar alunos que estão cursando o 2º ano do ensino médio no município. A ação faz parte do Itinerário V que compreende ao Novo Ensino Médio. Ou seja, além de absorver o conhecimento tradicional que é oferecido na escola, o estudante estará aprendendo uma nova profissão. O curso também será executado pelo Nept de Tarauacá na rede pública estadual de ensino do município vizinho, Feijó.

E ainda para o 2º semestre de 2022, por meio do Ieptec, o governo do Estado prevê a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional de curta duração, gratuitos, em áreas como assistente de recursos humanos e assistente administrativo, sendo estes disponibilizados à toda população de Tarauacá e região.

No próximo domingo, dia 24 de abril, o novo Núcleo de Educação Profissional e Tecnológica (Nept) de Tarauacá será entregue pelo governador Gladson Cameli à população do município e região, durante uma cerimônia de inauguração das novas instalações.

Com informações da Agência de Notícias do AC.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS