Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Em Cruzeiro do Sul, oficina de sobrevivência policial abre programação da 4ª edição do Sejusp Itinerante

_________________Publicidade_________________

SECOM

Segunda cidade mais populosa do Acre, com aproximadamente 89 mil habitantes, Cruzeiro do Sul será palco da 4ª edição de rodada de câmaras temáticas realizadas pelo programa Sejusp Itinerante, criado pela Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

O encontro oficial entre autoridades de toda a regional Vale do Juruá e representantes de diversas instituições governamentais e não governamentais, estaduais e municipais se dará na próxima sexta-feira, 13. Mas a programação já se inicia nesta segunda, 9, com a abertura da oficina de sobrevivência policial.

Secretário de Segurança, Paulo Cézar Rocha dos Santos, abriu os trabalhos na manhã desta segunda-feira, 9. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

No total, foram disponibilizadas cem vagas direcionadas a operadores das forças de Segurança Pública estadual e federal, sendo policiais militares, civis, penais, socioeducadores, bombeiros, militares do Exército Brasileiro, policiais federais e rodoviários federais.

“As vagas foram divididas em quatro turmas, de 25 alunos cada. As aulas serão ministradas na sede do quartel do 6° Batalhão de Polícia Militar, e os instrutores serão profissionais capacitados do nosso corpo docente. A ideia é formar o maior número de profissionais na regional Juruá e, por esse motivo, faremos quatro dias de curso, um para cada turma, abrindo os trabalhos da Sejusp Itinerante”, explicou o coordenador e tenente-coronel da Polícia Militar, Assis Martins dos Santos.

O tenente-coronel da PM Assis Santos é o coordenador-geral do curso. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp

Durante a oficina, os operadores da Segurança receberão aulas com conceitos de sobrevivência policial, técnicas e táticas desenvolvidas baseadas em protocolos de situações reais; aprenderão sobre perfis de criminosos, hábitos salutares, janela de oportunidades e triângulo de sobrevivência. Também sobre como responder a situações críticas vivenciadas no cotidiano policial e ciclos para tomada de decisões.

Sobre o programa

O Programa Sejusp Itinerante foi criado para a disseminação do Plano Estadual de Segurança Pública, para apresentar investimentos e discutir, por meio de câmaras temáticas, estratégias que culminem com a redução dos indicadores de violência específicos de cada região. Para o evento são convidadas personalidades públicas estaduais e municipais, governamentais e não governamentais que de alguma forma sejam referência no tema em questão, podendo contribuir para o debate.

A primeira edição se deu em Rio Branco, representando a regional Baixo Acre, a segunda em Brasileia, representando a região Alto Acre, e a terceira em Tarauacá, representando a regional Tarauacá-Envira. O evento que oficializa a 4° edição, em Cruzeiro do Sul, será realizado no Teatro Nauas. Contará com a presença dos representantes das forças de Segurança do Estado e da União, além do titular da pasta, Paulo Cézar Rocha dos Santos.

“O principal objetivo é avançar no combate à violência no estado. Como podemos fazer isso? Ouvindo cada gestor, buscando conhecer a realidade de cada região e, com a união das instituições, buscar soluções eficazes e efetivas”, destacou o secretário.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas