Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Dólar cai 1% com expectativa de juros mais altos; bolsa fecha em queda de 0,6%

_________________Publicidade_________________

Após começar o dia em alta, o dólar encerrou esta terça-feira (10) em queda de 0,96%, cotado a R$ 5,196 na venda, após dados de uma inflação alta no mês de julho e os sinais do Banco Central de que os juros devem seguir em alta firme.

Na B3, o Ibovespa, que iniciou o dia no positivo, também inverteu o sinal e fechou o pregão em queda de 0,66%, a 122.202 pontos, em meio a movimentos de realização de lucros após duas altas seguidas e com agentes financeiros repercutindo uma bateria de resultados corporativos.

Os investidores respondiam à ata divulgada nesta terça-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que deixou claro que pretende aumentar a taxa básica de juros em mais 1 ponto percentual em sua próxima reunião, elevando a Selic para 6,25% ao ano.

No documento, o Copom mostrou preocupação com a inflação no Brasil e no mundo, mas afirma que “o segundo semestre do ano deve mostrar uma retomada robusta da atividade, na medida em que os efeitos da vacinação sejam sentidos de forma mais abrangente”.

A inflação acelerou para 0,96% em julho e registrou o maior resultado para o mês desde 2002, mostrou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo a Bloomberg, o mercado esperava, em média, avanço de 0,93%. 

O grande vilão foi a alta da energia elétrica, que, sozinha, registrou impacto de 0,35 ponto percentual na inflação de julho. 

Também pesou no humor dos investidores a ameaça de piora dos gastos e da dívida pública — que passou a preocupar mais nos últimos dias por conta da proposta do governo de ampliar o Bolsa Familia –, e a decisão do relator da Reforma do Imposto de Renda na Câmara de mudar novamente o texto a um dia da votação. 

Lá fora 

Os índices acionários de Wall Street avançaram nesta terça-feira, com o Dow Jones fechando em uma máxima recorde, depois que o Senado dos Estados Unidos aprovou o aguardado pacote bipartidário de infraestrutura de US$ 1 trilhão.

De acordo com dados preliminares, o Dow Jones fechou em alta de 0,46%, a 35.264,90 pontos, enquanto o S&P 500 subiu 0,10%, a 4.436,77 pontos. Já o Nasdaq recuou 0,48%, a 14.788,20 pontos.

Na Ásia, Uma retomada das fabricantes de bebidas alcoólicas ajudou os principais índices acionários da China a se recuperarem de quedas anteriores nesta terça-feira, mesmo com o ressurgimento de infecções pelo coronavírus pesando sobre o sentimento do investidor.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 1,16%, enquanto o índice de Xangai teve alta de 1,01%.

Via-CNN

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas