Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Dias que refletem mais que deficiência

_________________Publicidade_________________

        Tanto o mês de setembro como o de outubro carregam dias que caminham sobre as amplas lutas e conquistas das pessoas com deficiência. Além disso, reforçam a importância de nos conscientizarmos que é preciso garantir os direitos, acessos e chances para esse público. O mês de outubro, no entanto, têm 03 dias que refletem justamente um pouco disso. 

        Os dias privilegiados são: 06, 11 e 25 de outubro. O primeiro se refere à Paralisia Cerebral (PC). A Paralisia Cerebral é uma deficiência mais adquirida na infância. Ela é causada por alterações neurológicas permanentes que abalam o desenvolvimento motor e cognitivo, envolvendo o movimento e postura do corpo. Já o segundo – dia 11 é todo voltado para a Deficiência Física. Esta consiste na alteração completa ou parcial de um ou mais seguimentos do corpo humano, motivando assim, comprometimento na função física. E o terceiro e último – dia 25 é referenciado como o Dia de Combate ao Preconceito Contra as Pessoas com Nanismo. O Nanismo também se encaixa como uma deficiência física desde 2004. Ele apresenta diferentes condições genéticas e é particularizado pela baixa estatura. 

        Mais que ensinar sobre as diversas deficiências, esses dias foram criados para aumentar o som das nossas vozes, para que assim, possamos cobrar tudo o que contribui para a nossa inclusão mundial para todo o poder público e sociedade em geral. Porque, por mais que, tenhamos avançado ainda há a necessidade de o mundo evoluir 300% mais em tudo relacionado à inserção das pessoas com deficiência no meio. Por isso, vamos continuar gritando e reivindicando em todas as oportunidades que tivermos. 

Ritinha Andrade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas