11 de agosto de 2022   |   22:48  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Dia do amigo: entenda a origem da data comemorativa de 20 de julho

A data foi criada pelo professor de psicologia e filósofo argentino, Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de Julho de 1969.

_________________Publicidade_________________

Nesta quarta-feira, 20, é comemorado o Dia do Amigo, uma data para lembrar a importância da amizade e pessoas especiais que nos acompanham. A data é comemorada oficialmente no Brasil, embora seja lembrada internacionalmente no dia 30 de Julho.

Qual a origem do dia do amigo?

O Dia do Amigo foi instituído inicialmente na Argentina, e a partir daí foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. A data foi criada pelo professor de psicologia e filósofo argentino, Enrique Ernesto Febbraro, que se inspirou na chegada do homem à lua, em 20 de Julho de 1969. Segundo ele, esse feito não foi apenas uma vitória científica, como também uma oportunidade de se fazer amigos em outra parte do universo.

ADVERTISING

Essa iniciativa deu certo e em 1979 o governo argentino criou oficialmente o “Dia do Amigo”. Nas décadas seguintes, a data foi abrangendo outros lugares, como no Uruguai nos anos 1970, Peru e México em 1980, e no Brasil por volta dos anos 1990.

Dia internacional da Amizade

A ONU (Organização das Nações Unidas), por sua vez, comemora o Dia Internacional da Amizade em 30 de Julho. A decisão foi proclamada durante a assembleia geral da organização em 2011, com o intuito de que a amizade entre povos, culturas e indivíduos possa inspirar esforços pela paz.

5 frases de pensadores sobre amizade

A amizade é um amor que nunca morre”. – Mario Quintana

“Para conseguir a amizade de uma pessoa digna é preciso desenvolvermos em nós mesmos as qualidades que naquela admiramos.” – Sócrates

“A amizade é um meio de nos isolarmos da humanidade cultivando algumas pessoas.” – Carlos Drummond de Andrade

“A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro.” – Platão

“Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz…” – Machado de Assis

Com informações Exame.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS