Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Devido à pandemia, detentas de Rio Branco recebem vídeos dos filhos em celebração ao Dia das Mães

_________________Publicidade_________________

Maio é um mês dedicado à reflexão sobre a maternidade. Há aquelas mães que não tiram o olho dos filhos, outras que dedicam todo o tempo para cuidar e educar e os defendem como uma verdadeira leoa, com unhas e dentes. Mas uma parte dessas mães não tem a mesma oportunidade pois está presa e, neste momento de pandemia, impossibilitada de ver os filhos.

Para amenizar o sofrimento dessas mulheres, o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC), por meio do Departamento de Reintegração Social, criou o projeto Fortalecendo Vínculos Familiares, que proporciona entre os dias 11 e 14 de maio a possibilidade de as mães receberem uma mensagem dos filhos em formato de vídeo.

Sob a coordenação e orientação da equipe técnica e da direção do presídio, os familiares gravaram os vídeos e encaminharam para serem repassados às presas. Por meio de um tablet, as mães têm acesso às mensagens dos filhos que não veem devido ao isolamento social e a suspensão de visitas durante a pandemia.

A chefe da Divisão de Divisão de Assistência Social e Atenção à Família do Iapen, Cláudia Costa, ressalta que o projeto foi criado ainda em 2020, levando em consideração a nova realidade instaurada pela pandemia.

“Entendemos que a manutenção dos vínculos familiares é de suma importância para a ressocialização das mulheres em privação de liberdade e este novo formato de cuidados com a saúde pública restringiu as visitas familiares. O projeto nasceu com o intuito de que este direito não seja violado e o vínculo não se perca”, disse.

Para o presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, o projeto ressalta o fortalecimento e a importância da família no processo de retorno à vida social. “No cárcere, essas mulheres precisam muito do apoio das famílias para se reerguerem e retornarem ao convívio em sociedade. Com o distanciamento social, o contato com os filhos foi prejudicado e essa é uma forma que encontramos de reduzir essa distância”, afirmou.

Via: Agência de Notícias do Acre

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas