4 de julho de 2022   |   10:28  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Cruzeiro do Sul inicia ano letivo com investimentos de R$ 8,8 milhões na Educação

_________________Publicidade_________________

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, iniciou oficialmente o ano letivo de 2022 com a inauguração, nesta terça-feira (5), da reconstrução da escola Irmã Diana, no Bairro Cruzeirinho. A unidade de ensino funciona como creche e escola de ensino infantil e fundamental e tem 195 alunos. Em mais de 20 anos, a unidade nunca havia sido reformada e agora ganhou uma nova sala de aula, parque infantil, pintura, piso e cobertura novos.

“Com essas obras garantimos um ambiente salubre para os alunos e estimulante para os funcionários e o resultado que buscamos é a melhoria constante da qualidade da educação ofertada na educação do município”, relatou o prefeito.

A diretora da unidade de ensino, Antônia Eliana Almeida, agradeceu a ampliação e reforma. “Agora a esperança e a segurança estão de volta em nossa escola”, disse ela em nome da comunidade escolar.

Além da Irmã Diana, outras 5 escolas do município foram reformadas e ampliadas na zona urbana e 13 são construídas nas zonas rural e ribeirinha de Cruzeiro do Sul. O investimento da prefeitura neste início do ano letivo 2022 é de R$ 8, 8 milhões em construção, reforma e ampliação de escolas , quadras esportivas, compra de equipamentos e mobiliário.

Os mais de 11 mil alunos das 107 escolas da rede pública também ganharam neste retorno às aulas kits de material escolar. Para a dona de casa Francinete de Paulo, mãe do aluno Pedro Emanuel, de 6 anos, estudante da Escola Irmã Diana, o kit veio em boa hora porque ela não tinha como comprar o material didático.

“Meu marido é diarista e o dinheiro não está fácil. Então ganhar esse material é um alívio. E estou mais agradecida ainda porque meu filho é autista e essa escola o acolhe com toda estrutura que ele necessita”, relatou a mãe emocionada.

A escola Irmã Diana tem 8 alunos especiais com autismo, Síndrome de Down e deficiência física e conta com mediadores.

O secretário Municipal de Educação, Amarísio Saraiva, destaca que a prefeitura aumentou em 500 % o investimento em merenda escolar, adquirida diretamente do agricultor. “Eram pagos 10 centavos por aluno e agora são 60 centavos”, relata.

Os próprios agricultores entregaram frutas, verduras, ovos e outros itens na Escola Irmã Diana, nesta terça-feira. A vice-presidente da Associação de Produtores da Vila Assis Brasil, Irismar Almeida, diz que o negócio é bom para os alunos, que têm garantida uma merenda escolar regionalizada com produtos frescos, e para eles, que têm venda garantida.

“Nós somos 53 sócios na Vila Assis Brasil e atendemos 25 escolas em Cruzeiro do Sul. A maior parte de nossas vendas é para as escolas, que é uma renda certa e fixa. Não precisamos estar em busca de compradores, é só colher, entregar e receber”, conta ela.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS