Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Corpus Christi: Símbolos de amor e fé enfeitam as ruas de Cruzeiro do Sul para passagem de carreata

Devido à pandemia, esse ano não haverá procissões, que serão substituídas por carreatas à partir das 16:30.

_________________Publicidade_________________

À base de Pó de serra, tinta, gesso e fé, as mensagens de paz foram desenhadas ao longo dos tapetes de Corpus Christi, que foram montados nas ruas próximas a algumas paróquias da região do Juruá.

As missas em Cruzeiro do Sul já foram realizadas na manhã desta quinta-feira, 03, nas paróquias da Catedral de Nossa Senhora da Glória e do Rosário. As celebrações foram realizadas com os devidos critérios de distanciamento social, uso de máscaras e outros cuidados.

Devido à pandemia, esse ano não haverá procissões, que serão substituídas por carreatas à partir das 16:30.

Nas redes sociais, as paróquias de Nossa Senhora do Rosário, de Rodrigues Alves e também o Bispo da Diocese local D Flávio, postaram tapetes coloridos belíssimos com símbolos relacionados à festa religiosa.

O que significa Corpus Christi

Corpus Christi significa Corpo de Cristo, vem do latim, e tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão a quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.
A data é feriado nacional no Brasil desde 1961. São celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou no caso de não haver, o pároco da Igreja,o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

Tapetes

O costume de produzir tapetes coloridos, no caminho por onde passa a procissão, começou em Portugal. Esta tradição chegou ao Brasil com os colonizadores e é realizada pelos fiéis até hoje. Os desenhos reproduzidos nos tapetes representam cenas bíblicas, objetos e outros símbolos que retratam a fé e a figura de Jesus Cristo.

Normalmente, os tapetes são feitos com serragem, sal, flores, areia e outros materiais coloridos, confeccionados por fieis de diversas paróquias, geralmente na noite anterior a festa de Corpus Christi. O comprimento de cada tapete pode variar, mas os desenhos costumam decorar as ruas por onde passa e procissão.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas