Começou, nesta terça-feira (3), a II Semana Municipal do Teatro organizada pela Federação de Teatro do Acre (Fetac). O evento ocorre até sábado (7) e é alusivo ao aniversário de 44 anos da Fetac e ao Dia Municipal do Teatro. As atrações acontecem de forma paralela no Teatro Arena do Sesc, em escolas públicas e em espaços comunitários.
A Semana é promovida com financiamento do Fundo Municipal de Cultura, em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Fundação Garibaldi Brasil (FGB) e o Centro de Multimeios da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e conta com apoio cultural do Sesc Acre.
De acordo com o presidente da Fetac, Lenine Alencar, a semana faz parte do calendário de Rio Branco, pois ela foi instituída através da Lei nº 2.347/2019.
“O ex-vereador Dankar na época propôs a Federação, dialogou com os fazedores de teatro, uma data para criar esse Dia Municipal de Teatro. E nós achamos, por bem, criar ele no dia do aniversário da Fetac”, explica.
Ainda de acordo com Lenine, a Fetac é uma entidade que é responsável por um conjunto de construção e organização do movimento cultural do Acre. A partir da Federação, diversos outros movimentos começaram a se organizar.
“Desde 2013, a Federação passa a ser uma entidade que congrega todos os fazedores de teatro, sejam eles amadores ou profissionais. A Semana do Teatro é constituída para se comemorar junto aos grupos e tem objetivo de manter as atividades dos grupos de teatro da nossa cidade”, ressalta o presidente.
Com o retorno das atividades culturais, Lenine enfatiza que com a possibilidade de receber 100% do público de maneira presencial, as atividades também estão sendo voltadas para as escolas. A Semana é idealizada nesse contexto pós-pandemia e com o intuito de levar o teatro para quem nunca teve a oportunidade de assistir uma peça.
“A gente no lugar de ir na escola, essas crianças que estão vindo ao teatro no horário diurno, a noite é mais para pessoas adultas, para o pessoal do EJA e do ensino médio, são crianças que nunca tiveram acesso ao teatro. Nunca tiveram a oportunidade de ver um espaço de teatro. Foi pensado no sentido de a gente não só valorizar os fazedores de teatro, mas também de outras linguagens artísticas que estão dentro da programação”, enfatiza Lenine.
Segundo ele, a expectativa é mobilizar a sociedade de maneira que ela compreenda a importância da cultura. Lenine fala que é preciso enxergar a arte como algo importante para a saúde mental das pessoas.
“A importância desse evento é para o cenário cultural, porque a gente abre os caminhos das possibilidades das atividades culturais no estado. A Federação de Teatro também está convidando outros grupos de teatro que não estão agregados e isso nos fortalece para, brevemente, a gente poder fazer um grande festival de teatro aqui no estado”, complementa Lenine.
Além disso, ele espera que aconteça a sensibilização por parte das gestões públicas de cultura, estadual e municipal, para que ano que vem o projeto possa ser ampliado e Rio Branco se torne palco do teatro acreano, com a programação acontecendo em diversos lugares, principalmente nas comunidades mais afastadas.
Confira a programação:
03/05
- Microbinho e Ameba – Palhaço Microbinho e Sua Trupe (9h – Teatro Arena do Sesc)
- Exposição Perspectivas Urbanas – Marco Lenísio (9h – Teatro Arena do Sesc)
- Microbinho e Ameba – Palhaço Microbinho e Sua Trupe (15h – Teatro Arena do Sesc)
- Kanarô – Grupo Experimental de Artes Vivarte (19h30 – Teatro Arena do Sesc)
04/05
- As Aventuras do Pequeno CO² – Tropa Mamulungu (09h e 15h – Teatro Arena do Sesc)
- Kanarô – Grupo Experimental de Artes Vivarte (19h30 – Teatro Arena do Sesc)
05/05
- Os Três Porquinhos – Ciranda de Leitura (09 e 15h – Teatro Arena do Sesc)
- O Organismo – Macaco Prego da Macaca (19h30 – Teatro Arena do Sesc)
- Canto do Acre – Lara Pontes (19h30 – Escola Municipal Monte Castelo)
06/05
- As Aventuras de Pinóquio – Cia. Teatro Expressão (09h – Teatro Arena do Sesc)
- Amazoniar – Cia. Contamina Contos e Cantos (14h – Centro Esp. Dom Bosco)
- As Aventuras de Pinóquio – Cia. Teatro Expressão (15h – Teatro Arena do Sesc)
- O Organismo – Macaco Prego da Macaca (19h30 – Teatro Arena do Sesc)
- Afluentes Acreanas – Teatro Candeeiro (19h30 – Escola Municipal Anice Dib Jatene)
07/05
- Festividade em comemoração ao aniversário da Fetac (09h – Parque Capitão Ciríaco)
- Concerto com Flauta Doce – Grupo Dulcistas do Acre (09h – Parque Capitão Ciríaco)
- Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser – saúde mental (09h – Parque Capitão Ciríaco)
- Comédia Del’ Acre – Cia. Visse e Versa (09h – Parque Capitão Ciríaco)
- A Menina e o Palhaço – Teatro GPT (17h – Teatro Arena do Sesc)
- Comédia Del’ Acre – Cia. Visse e Versa (18h – Praça Novo Mercado Velho)
- Fiandeiro de Tempos – Coletivo Iluminar (19h – Teatro Arena do Sesc)
- As Confiadas – Teatro GPT (20h – Teatro Arena do Sesc)
Por g1