Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Com evasão de mais de 2,4 mil alunos, Educação de Rio Branco segue com busca ativa

Equipe visitou cerca de 1,8 mil crianças para fazer matrícula nas escolas da capital. Aulas presenciais na rede municipal de ensino estão retomando de forma gradual desde o último dia 18.

_________________Publicidade_________________

Com alto índice de evasão escolar, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) segue com a busca ativa dos alunos. Até esta quarta-feira (27), cerca de 1,8 mil crianças foram visitadas em suas casas pelas equipes da Educação.

Conforme a secretaria, até o ano de 2020, a média de matrículas na rede municipal era de mais de 24,5 mil estudantes para a creche, ensino infantil e fundamental. Em 2021, esse número baixou para pouco mais de 22 mil. Ou seja, mais de 2,4 crianças não foram matriculadas.

Segundo a gerente do departamento de gestão da rede escolar de Rio Branco, Gervânia Mota, cerca de 600 crianças ficaram na fila por uma vaga em escola em 2020. Este ano, a lista de espera por vagas na rede municipal de ensino zerou.

“Temos duas situações; a das crianças que estavam na rede e estão se evadindo e as crianças que estavam aguardando vaga e as famílias não procuraram a unidade escolar para fazer a matrícula. Isso gerou um deficit e, por conta disso, a coordenação da busca ativa planejou estratégias para visitar essas famílias e as crianças. Nós já conseguimos visitar em torno de 1,8 mil crianças”, disse Gervânia.

Equipe visitou cerca de 1,8 mil crianças para fazer matrícula nas escolas da capital — Foto: Arquivo/Seme

Equipe visitou cerca de 1,8 mil crianças para fazer matrícula nas escolas da capital — Foto: Arquivo/Seme

Comitê gestor

Por conta da alta evasão escolar, a Seme implantou um comitê para identificar e buscar crianças e adolescentes que estão evadidos da escola ou em risco de evasão. O Comitê Gestor Intersetorial do Programa Busca Ativa Escolar 2021 trabalha junto aos órgãos e instituições que atendem alunos da capital acreana.

As aulas presenciais foram suspensas no dia 17 de março, na semana em que o Acre confirmou os três primeiros casos de Covid-19. Desde então, os alunos têm acesso ao conteúdo escolar pela internet por videoaulas, pelo rádio com audioaulas, pela televisão e também através do material impresso disponibilizado nas escolas.

A coordenadora municipal do Programa Busca Ativa Escolar (BAE), Nayvanara Ferreira, explicou que o comitê foi criado para fundamentar e legalizar todas as instituições de Rio Branco que trabalham de forma direta ou indireta com crianças e adolescentes, a exemplo do Conselho Tutelar, programas de assistência social, Ministério Público e outros.

O comitê também legaliza o plano de ação que é executado no decorrer do ano letivo para buscar as crianças evadidas. Quando uma criança é identificada fora do colégio, a equipe insere o nome no Programa Busca Ativa Escola, faz a gestão com o motivo da evasão e a criança é acompanhada durante um ano pela rede para garantir não só a rematrícula, mas, sim, a permanência do estudante.

Essa é a primeira vez que a capital acreana tem um comitê que entra em ação para identificar crianças e adolescentes fora da escola ou em risco de evasão.

Volta aulas presenciais

Os alunos do 5º ano da rede municipal de Educação da capital acreana, Rio Branco, voltaram as aulas presenciais no último dia 18 de outubro, depois de um ano e sete meses com atividades suspensas, devido à pandemia de Covid-19.

O segundo semestre do ano letivo começou no dia 20 de setembro para os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) apenas na modalidade remota. O ensino infantil que equivale à pré-escola 1 e 2 e as creches retornaram dia 27 de setembro.

No último dia 25, as aulas presenciais voltaram para um terço das crianças da pré-escola II; 40 instituições educativas (exclusivas de educação infantil); 12 escolas de ensino fundamental, que possuem turmas de Pré-II; e oito espaços alternativos que possuem turmas de Pré-II.

Por G1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas