Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Com estoque crítico, Hemoacre convoca curados da Covid-19 há mais de 30 dias para doação de plasma

_________________Publicidade_________________

Convocação é para aquelas pessoas que tenham tido Covid-19 comprovadamente de forma leve e que tenha pelo menos 30 dias sem sintomas.

Com estoque crítico, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), em Rio Branco, está convocando pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus e estão sem sintomas há mais de 30 dias para serem doadoras de plasma convalecente. Doações são para pacientes internados com Covid-19 que podem usar o plasma como alternativa de tratamento.

A convocação é para aquelas pessoas que tenham tido Covid-19 comprovadamente de forma leve e que esteja há pelo menos 30 dias sem sintomas. As demais regras seguem os padrões da doação convencional de sangue.

A enfermeira do setor de Captação do Hemoacre, Quésia Nogueira, disse que não dá pra especificar a quantidade de plasma que o hemocentro disponibiliza nesta sexta-feira (19) devido à movimentação ser dinâmica, mas, afirma que quando a situação está crítica, o estoque está quase zerado.

“Está muito baixo o estoque de plasma convalescente, que são daquelas pessoas que tiveram Covid de forma leve. Esse plasma é utilizado quando prescrito pelo médico em algumas situações de pacientes com Covid”, afirmou.

A enfermeira disse que as doações estão sendo feitas por meio de agendamento e o doador pode ligar no número (68) 3248-1380 para agendar ou por meio do aplicativo sangue amigo.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html?v=1-0-38

“Queremos lembrar a população que o plasma ou qualquer outro componente que é utilizado em uma situação de emergência, é aquele de pessoas que foram em dias anteriores, de forma tranquila e fizeram a sua doação. Então, esperamos que nesse momento a população atenda nosso convite, nosso chamamento”, acrescentou.

Quésia reforçou que apesar das medidas mais restritivas de combate à Covid-19, por ser uma unidade de saúde, o Hemoacre vai atender neste sábado (20), das 7h30 às 18 horas.

“Então você pode aproveitar, se programar, fazer a sua doação e ajudar aquelas pessoas que estão precisando. Estamos de portas abertas e aguardando que as pessoas se sensibilizem”, concluiu.

Para doar plasma

Para ser doador de plasma, a preferência é que sejam pessoas do sexo masculino, mas, mulheres que tenham tido até duas gestações podem doar; ter diagnóstico confirmado para Covid-19; não ter manifestado a doença em estágio grave e estar sem sintomas da doença há 30 dias, e há sete dias de ter tomado a vacina, no caso de quem já foi imunizado.

Além disso, o doador tem que seguir os mesmos requisitos de um doador de sangue e estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos, no caso de menores de 18 anos precisam estar acompanhados por responsável, pesar no mínimo 50kg, estar descansado e bem alimentado no dia da doação e levar documento oficial com foto.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas