Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Com baixa procura, Saúde suspende vacinação contra a Covid-19 em Rio Branco neste domingo (25)

_________________Publicidade_________________

Vacinação retorna na segunda-feira (26) para pessoas acima de 60 anos que ainda não tomaram a primeira e nem a segunda dose. Saúde de Rio Branco reforça importância da vacinação.

A vacinação contra a Covid-19 não vai ocorrer em Rio Branco neste domingo (25). Segundo a Secretaria de Saúde de Rio Branco (Semsa), o motivo seria devido a baixa procura pelas doses. A imunização retorna na segunda-feira (26) no drive-thru, montado no antigo pátio do Detran-AC, e em cinco unidades de saúde.

No sábado (24), o movimento foi bem pequeno no drive-thru. Também devido à baixa procura, apenas três unidades de saúde funcionaram das 8h ao meio-dia com a vacinação.

“No domingo, como a procura está baixa, vamos dar uma folga para equipe, mas na segunda [26] voltamos com força total. Vamos dar essa folga também porque, se no próximo final de semana chegar vacina para as comorbidades, vamos estar bem articulados para poder fazer o que temos que fazer”, afirmou secretário municipal de saúde, Frank Lima, em entrevista à Rede Amazônica Acre.

Lima destacou também que ainda não há previsão para chegada do lote de vacinas para as pessoas com comorbidades. Enquanto isso, as equipes vão continuar fazendo o cadastro dessas pessoas que pretendem tomar a dose do imunizante.

“O Ministério da Saúde ainda não mandou vacina para esse público. Você que está em casa e tem algum tipo de comorbidade, fique tranquilo, assim que mandarem o primeiro lote para as comorbidades vamos anunciar a quantidade e o local”, frisou.

Drive-thru teve pouca movimentação no sábado (24) em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Drive-thru teve pouca movimentação no sábado (24) em Rio Branco — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Repescagem

Na sexta-feira (23), Rio Branco recebeu 5.170 doses de imunizantes contra a Covid-19 do 14º lote que chegou ao Acre, sendo 2.670 doses da Oxford/AstraZenec para 1ª dose, e 2,5 mil da CoronaVAc para segunda dose.

Com essa quantidade, a pasta iniciou, no sábado (24), uma repescagem para vacinar pessoas acima dos 60 anos e profissionais de saúde que ainda não tomaram a primeira dose do imunizante.

“Durante toda semana vamos fazer uma repescagem com pessoas de acima de 60 anos até 100 porque sabemos que algumas pessoas ficaram para trás, algumas por medo, outras por dificuldades se locomoção e deixaram de tomar”, pontuou.

Segunda dose

O secretário municipal de Saúde Frank Lima já alertou que muitas pessoas têm deixado de procurar os pontos de vacinação para receber a segunda dose do imunizante. “É preciso a gente reforçar para as pessoas que elas só vão estar imunizadas se tomarem também a segunda dose, tem gente que tomou a primeira e não está ligando muito para a segunda.”

  • CoronaVac

O intervalo ideal é de 28 dias entre as doses da CoronaVac. Um estudo do Butantan mostrou que a eficácia da vacina foi de 62% com intervalo de 21 a 28 dias, contra 50% com intervalo de até 21 dias.

  • AstraZeneca

Já estudos clínicos da Oxford/AstraZeneca apontaram uma eficácia de 82,4% com a segunda dose, em um intervalo de três meses após a primeira dose.

Pessoas acima dos 60 anos que ainda não tomaram podem procurar uns dos pontos de vacinação  — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Pessoas acima dos 60 anos que ainda não tomaram podem procurar uns dos pontos de vacinação — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Cadastro

Quase 20 mil pessoas com comorbidades de Rio Branco já estão inscritas no Sistema Único de Saúde (SUS) para receber a primeira dose contra a Covid-19. Adultos de 18 a 59 anos com alguma doença preexistente devem fazer um cadastro para poder receber a vacina.

Quem se enquadra nos critérios deve procurar uma das unidades básicas de saúde de Rio Branco para fazer o cadastro.

O cadastramento prévio deve facilitar o processo de vacinação, quando a próxima etapa da campanha for aberta. Laudo médico ou outros documentos comprobatórios serão necessários para garantir o direito à vacina.

Pandemia e vacinação

De acordo com informações do portal de transparência da prefeitura, Rio Branco já recebeu 46.769 doses e vacinou 42.024 pessoas até esta sexta-feira (23).

Segundo o governo, o número de doses aplicadas que constam no portal refere-se aos dados já inseridos no sistema do Ministério da Saúde, cujas atualizações são realizadas pelos municípios. Por isso, pode haver atraso nas informações.

Boletim da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) divulgado nesta sexta-feira (23) trouxe 164 novos casos de infecção por coronavírus e mais 7 mortes pela Covid-19. O número de infectados saltou de 76.212 para 76.376 e o total de mortes agora é de 1.465. Estado tem 11 pessoas na fila à espera de um leito de UTI.

A taxa de ocupação de leitos de UTI se mantém em 100% no Pronto-Socorro e Into-AC, onde funciona o hospital de campanha de Rio Branco. Mas, Cruzeiro do Sul segue em tendência de queda e, nesta sexta, atingiu a taxa de 46%.

Nesta sexta, o governador Gladson Cameli manteve todo o Acre na fase vermelha, de emergência, mas flexibilizou o decreto permitindo o funcionando do comércio aos fins de semana e feriado.

Dos 106 leitos de UTI nos hospitais da rede SUS disponibilizados no estado, 92 estão ocupados. A taxa de ocupação total no estado baixou para 87%, por causa de Cruzeiro do Sul, que vem apresentando melhora nos índices. Os leitos de UTI estão concentrados na capital, com 80 vagas, e Cruzeiro do Sul, com 26.

G1 ACRE

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas