3 de julho de 2022   |   15:35  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Coluna da Ritinha – Mãe com deficiência: desmascarando o tabu

Há tabus em torno da sexualidade, competência e autonomia da mulher com deficiência. Sendo que, muitas vezes isso reforça o sentindo que uma deficiência limita a capacidade da mulher de ser mãe.

_________________Publicidade_________________

Gerar uma vida é um desejo de boa parte das mulheres, mas para uma mulher com deficiência, o querer construir uma família ou dar continuidade à linhagem é visto como uma forma de proibição.

Isso se dá, principalmente, por causa de tabus em torno da sexualidade, competência e autonomia da mulher com deficiência. Sendo que, muitas vezes isso reforça o sentindo que uma deficiência limita a capacidade da mulher de ser mãe.

Mas, pelo Brasil afora têm várias mulheres que desmistificam esses tabus vivendo a maternidade. A Suellen Calixto, que é influenciadora, é uma delas! Ela tem uma distrofia muscular, que afeta especialmente seus membros inferiores e, por isso, usa cadeira de rodas. Entretanto, sua condição física não falou mais alto do que sua vontade de ser mãe.

É claro que, a insegurança, os desafios e medos bateram. Só que, através da conexão materna ela provou e continua provando que a sociedade está muito equivocada e mal desinformada quando pensa ou se assusta ao ver mulheres cegas, surdas, com deficiência físicas ou intelectuais sendo plenamente mães.

Ritinha Andrade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS