Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e Dia Nacional da Acessibilidade: o real motivo

_________________Publicidade_________________

O último 03 de dezembro foi o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência – data instaurada pela UNU em 1992. Neste mês também, temos 05 que faz referência ao Dia Nacional da Acessibilidade. Contudo, se formos parar para pensar veremos que tanto os dias em questão, tanto os outros relacionados às pessoas com deficiência durante todo o ano acontecem por causa de um único e real motivo: a maioria da sociedade.

        Mas, por que digo isso? Por que existe uma penca de dias voltados para dar visibilidade às pessoas com deficiência e às suas causas? Por que marcamos esses dias com manifestações, reflexões e ações? Porque, em pleno século 21 a maioria da sociedade não aprendeu a nos enxergar da forma que tem que ser. Ela, facilmente nos apaga do seu meio, pois não sabe montar um sistema de inclusão e acessibilidade de verdade. E aí, também existem alguns que ainda defendem vários retrocessos em cima das coisas que demoramos anos e anos para conseguir, sabe? 

        Mas, nem por isso, desistimos de um futuro acessível e anticapacitista. Resistimos e insistimos. Resistimos, porque acreditamos que chegaremos lá. E, insistimos através de campanhas como, por exemplo, "Você me vê como eu me vejo?" – que é uma iniciativa humanitária do movimento "EM DESCONSTRUÇÃO", que luta para quebrar e conscientizar sobre preconceitos estruturais. Essa ação foi divulgada em novembro desse ano e trabalha com os temas: capacitismo, etarismo, gordofobia e pressão estética. 

        Portanto, aprendam sobre as pessoas com deficiência por meio dessa e outras ações espalhadas pelo mundo. Faça com que a nossa minoria seja lembrada todos os dias. Se conectem-se com a nossa representatividade e nos ajudem a transformar o mundo para todos. 

Ritinha Andrade

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas