Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Centro de Diagnóstico registra aumento de procura por exames de dengue, hepatites, leptospirose e toxoplasmose

_________________Publicidade_________________

Com o enfraquecimento da pandemia e a redução de casos da Covid-19, a procura por exames no Centro de Diagnóstico tem aumentado para casos de dengue e hepatites virais, que são feitos principalmente em mulheres grávidas.

Outras doenças que também tem tido bastante procura por exames é a toxoplasmose que é contraída através de um parasita comum, encontrado em fezes de gatos e alimentos contaminados e pode causar graves complicações, principalmente para gestantes e pessoas com o sistema imunológico debilitado. Os sintomas vem com febre, dor de cabeça e podem durar semanas.

Outros exames que tem bastante procura é o da leptospirose, doença causada através da urina e fezes do rato.

No caso especifico de dengue durante a pandemia em 2020, Cruzeiro do Sul teve mais de 2600 pessoas doentes. Já no ano de 2021, até o mês de outubro, já foram 722 pessoas acometidas pela doença. Todas as coletas do exame são feitas pelo municípios e enviados para laboratórios para serem analisados. “Apesar de estarmos em um período sazonal para dengue, nós conseguimos diminuir os casos de dengue. A unidade notifica o usuário com suspeita de dengue onde é feita a coleta do sangue que é inserida pela secretaria de saúde e é enviada para vigilância de saúde regional do estado e informamos ao paciente o resultado”, afirmou a secretária de saúde Valéria Lima.

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas