Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Caravana da Produção chega ao interior com proposta de fortalecer cadeia produtiva na região

_________________Publicidade_________________

A Caravana da Produção segue com o projeto de ouvir as demandas dos produtores rurais em todo Acre. Desta vez, chegou aos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano. Essas localidades abrigam muitos produtores que acreditam na força do trabalho no campo, são trabalhadores que transformam oportunidades em realidade.

Entre os dias 31 de maio e 4 de junho, o gestor da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Nenê Junqueira, juntamente com sua equipe e a diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), visitou os produtores rurais e profissionais do agronegócio da região, bem como as prefeituras dessas cidades, com o objetivo de fortalecer a parceria entre Estado e municípios.

“Com a Caravana, atendemos a uma determinação do governador Gladson Cameli, de caminhar lado a lado com os produtores, e desde que assumi a gestão meu foco tem sido esse. Aqui estamos tendo a oportunidade de fortalecer os laços entre governo e prefeitura, ouvir as reais necessidades dos produtores rurais e buscar meios para solucioná-las”, disse o secretário.

Em Manoel Urbano, a Caravana liderada pela Sepa visitou produtores e prefeitura. Foto: Eyner Júnior/Sepa

Durante as visitas, a equipe conheceu os escritórios locais da Sepa nos municípios, as câmaras de vereadores, agroindústrias de alimentos, leite e derivados, e as propriedades rurais. Antônio Lázaro Gomes, morador de Manoel Urbano, é produtor de café há mais de sete anos e possui uma área de terra plantada de dez hectares.

Com orgulho, ele relata sua trajetória: “Quando iniciamos foi muito difícil, porque começamos do zero, e hoje eu digo para os meus filhos que não desistam dos seus sonhos; apesar das dificuldades, vale a pena quando você gosta do que faz”.

Visitas foram realizadas nos municípios de Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano. Foto: Eyner Júnior

Em Mâncio Lima, a equipe visitou o Sítio do Vovô Raimundo, um plantio exuberante com mais de 4.300 pés de café, pertencente ao produtor Romualdo Marques, que há pelo menos dois anos trabalha com o cultivo do grão.

“É de grande valia a visita do secretário; a parceria é fundamental para que a gente possa fortalecer essa cadeia. Porque é fortalecendo a agricultura familiar que poderemos melhorar a vida do povo. Estamos desde 2018 neste ramo, e a expectativa é, com o apoio do governo, conseguir crescer ainda mais”, disse.

Em Cruzeiro do Sul, segunda maior e mais populosa cidade do Acre, houve também o ato da entrega da chave da nova caminhonete, que irá compor a frota de veículos da secretaria. Foto: Eyner Júnior/Sepa

Em Cruzeiro do Sul, segunda maior e mais populosa cidade do Acre, houve também a entrega da chave da nova caminhonete, que irá compor a frota de veículos da secretaria. Além da nova, outras três foram recuperadas e estão prontas para uso.

O chefe de escritório da Sepa em Cruzeiro do Sul, Marcos Pereira, falou sobre o ato. “A entrega desses veículos é de extrema importância, porque agora temos veículos novos, com combustível, para que a gente possa fazer o trabalho de assistência técnica aos produtores rurais. As novas caminhonetes farão toda a diferença; agora vamos poder chegar com mais facilidade aos ramais, indo cada vez mais longe”, disse.

A diretoria da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) acompanhou as agendas da Caravana da Produção desde o início do projeto. O presidente Rynaldo Lúcio dos Santos abordou sua importância: “O trabalho em conjunto entre Sepa e Emater é muito importante, juntos somos mais fortes. Nós cuidamos da assistência técnica, que é uma necessidade dos produtores, e, agora, com a nova gestão, estamos aprimorando as ideias para desenvolver um trabalho melhor para a produção aqui no estado”, disse.

O que os prefeitos disseram

“Essa visita é muito importante para nós, uma luz no fim do túnel, estamos esperançosos e acreditamos que serão executadas nossas demandas. A gente vê no rosto do secretário muita segurança e vontade de fazer acontecer.” Raimundo Toscana, prefeito de Manoel Urbano em exercício

“O secretário vai nos dar apoio, vai mandar recuperar as máquinas, que são fundamentais para o homem do campo. Com a ajuda do governador, a partir deste verão as coisas já vão melhorar. A parceria com o Estado é fundamental.” Kiefer Cavalcante, prefeito de Feijó

“Quero agradecer a Caravana da Produção, o secretário Junqueira e toda a sua equipe. Esse projeto é muito importante, porque a agricultura familiar tem o poder de transformar a vida das pessoas, gerando renda para as famílias e economia para o estado. Isaac Lima, prefeito de Mâncio Lima

“Essa parceria é muito importante, a gente precisa do apoio do governo para que possa trabalhar. Parceiros como a Sepa são essenciais para nós, e essa visita de hoje só vem a somar.” Jailson Amorim, prefeito de Rodrigues Alves

Por SECOM

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas