booked.net

Candidato a vereador de Rio Branco e três eleitores são alvos de operação da PF contra corrupção eleitoral

Compartilhe:

PF deflagou nesta quinta-feira (20) a operação ‘Sine Vox’ e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na capital. Crime de corrupção eleitoral teria ocorrido nas eleições municipais de 2020.

Um candidato a vereador de Rio Branco e mais três eleitores, que teriam recebido dinheiro em troca de voto nas eleições municipais de 2020, são alvos da operação ‘Sine Vox da Polícia Federal. A ação contra crime de corrupção eleitoral foi deflagrada nesta quinta-feira (20).

Durante a operação foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão expedidos pelo Juiz da 1ª Zona Eleitoral da cidade de Rio Branco. Ao todo, 26 policiais federais participaram da ação. A PF não informou se o candidato alvo da ação chegou a ser eleito.

Conforme a polícia, as investigações começaram em março deste ano após a PF receber a informação de uma conversa em um grupo de aplicativo de mensagens onde uma pessoa afirmava ter recebido R$ 50 por ter votado em determinado candidato a vereador. Essa pessoa teria dito ainda que se soubesse que receberia o valor teria avisado a todos os integrantes do grupo.

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Rio Branco — Foto: Arquivo/PF

Ao todo, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Rio Branco — Foto: Arquivo/PF

A PF ressaltou que comete o crime de corrupção eleitoral tanto a pessoa que compra o voto, quanto a pessoa que o vende. As penas variam de 1 a 4 anos de reclusão, além do pagamento de multa.

O nome da operação “Sine Vox”, em tradução livre do latim para o português, significa “Sem Voz”. Segundo a PF, o nome foi escolhido, pois quando uma pessoa vende o seu voto ela perde o direito de falar, de exigir dos seus representantes eleitos melhorias para toda a sociedade.

G1 ACRE

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima