30 de junho de 2022   |   14:32  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Câmara aprova MP que cria sistema eletrônico de registros públicos

Texto estabelece novas regras para o registro de títulos em cartórios e segue para sanção presidencial.

_________________Publicidade_________________

A Câmara dos Deputados aprovou a medida provisória (MP) que estabelece novas regras para o registro de títulos em cartórios. Chamado de Sistema Eletrônico dos Registros Públicos (Serp), o texto já havia sido aprovado na Casa no início do mês, sem alterações em relação à proposta original, mas passou pelo crivo dos deputados após alterações no Senado. O projeto seguirá para sanção presidencial.

O Senado promoveu uma série de mudanças, e aprovou a medida nesta terça-feira. Como o texto perderia a validade à meia-noite desta quarta-feira (1º), o tema voltou à Câmara. O relator, deputado Isnaldo Bulhões Jr. (MDB-AL), recomendou a aprovação de todas as emendas por considerar que promoveram melhorias ao texto.

Esse sistema vai conectar as bases de dados de cartórios e será implantado e gerenciado pelos oficiais de registros públicos. A regulamentação será feita pela corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O Serp deve ser implantado até 31 de janeiro de 2023, ou seja, essa é a data limite para que os serviços passem a ser oferecidos pela internet.

Por O Globo

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS

AS ÚLTIMAS

top 10 mais lidas