Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Brigadistas de Guajará recebem capacitação de bombeiros sobre prevenção e combate à incêndios florestais

_________________Publicidade_________________

A prefeitura de Guajará realizou curso de Formação de Brigada de Combate à Incêndio Florestal, que levou capacitação à brigadistas municipais da Defesa civil, foi realizado pela prefeitura de Guajará-AM, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e contou com a parceria do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul, que ministrou as orientações.

Ao todo 15 brigadistas receberam nos dias 26 e 27 de agosto (totalizando 16 horas), orientações de combate à queimadas, que são frequentes na região, especialmente no período de verão, como destaca o sargento bombeiro militar Fabrício Machado.


“Na realidade, foi desencadeada essa parceria devido a necessidade nessa época de estiagem. Percebe-se que a população ainda tem uma prática rudimentar da utilização do fogo sem um controle. Na nossa regional aqui do Juruá, estamos sofrendo bastante. Então a secretaria de meio ambiente do município de Guajará despertou interesse em fazer esse laço com o corpo de bombeiros militar do Estado do Acre. Nós estamos aqui com a estrutura do “curso de formação de brigada de combate ao incêndio florestal”. É um curso que se formos pegar uma estrutura extra curricular minuciosa, demandaria muito tempo, mas nós procuramos fazer uma enxugada e direcionar realmente para prática do que é necessário fazer para combater o incêndio de vegetação. Os brigadistas aqui da comunidade do Guajará, vão ficar aptos a fazer este serviço caso aconteça alguma queimada”.

Para o secretário de meio ambiente do município, Antônio Cristiuma, o curso de brigadista veio para somar no combate aos incêndios florestais na zona urbana e rural. “O curso de brigadistas que foi oferecido aqui em Guajará foi extremamente importante. Nós estamos no período onde tem muitas queimadas, urbanas e rurais. A equipe de brigadistas com a noção técnica de como agir naquele exato momento, pode muito facilitar o trabalho. Graças a Deus a gente não tem incêndio de grandes proporções, mas se de repente acontecer uma situação dessas, há dificuldades do Corpo de Bombeiros vir para cá. Tendo algum jovem e colaborador com capacitação nesse sentido, com certeza teremos um resultado muito melhor do que se entrassem no serviço desse sem nenhuma informação e sem técnica. Gostaria de agradecer ao comandante do corpo de bombeiros de Cruzeiro do Sul, que nos ajudou e facilitou que o serviço viesse aqui. Agradecemos também ao Fabrício que aplicou o curso para a gente. Fico extremamente contente e agradecido a eles. E claro, ao prefeito Ordean Silva, que sempre fica sensível a essa realidade e apoia os desafios da secretaria e também a formação de novos profissionais”, concluiu.

Antônio Cristiuma

Fotos:

Redação Juruá Online

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas