Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Bolsonaro quer Hélio Lopes como Ministro do Tribunal de Contas da União

_________________Publicidade_________________

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve articular junto à Câmara dos Deputados para que seu amigo e aliado político, Hélio Lopes (PSL- RJ), também conhecido como Hélio Negão ou Hélio Bolsonaro, seja indicado à Casa do Tribunal de Contas da União (TCU) . As informações foram divulgadas na tarde desta quinta (27), pelo jornalista Guilherme Amado, no portal Metrópoles . 

Com a aposentadoria de Ana Arraes , atual ministra, no próximo ano, os deputados deverão decidir quem será o indicado da Câmara para substituí-la.

Segundo a Constituição , os ministros do Tribunal de Contas da União são escolhidos um terço pelo Presidente da República, com aprovação do Senado Federal, sendo dois alternadamente dentre auditores e membros do Ministério Público junto ao Tribunal, indicados em lista tríplice pelo Tribunal, segundo os critérios de antigüidade e merecimento. E dois terços pelo Congresso Nacional.

Além disso, podem ser nomeados ministros do TCU,  brasileiros entre 35 e 65 anos de idade que tenham idoneidade moral e reputação ilibada e mais de dez anos exercendo efetiva atividade profissional que exija conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.

Hélio Lopes tem 52 anos e foi eleito deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro em 2018.

Por: IG

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas