17 de maio de 2022   |   18:28  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Após suspensão, mais de 600 aprovados em concurso dos bombeiros do AC são convocados para a 2ª fase

Seplag divulgou convocação para prova de aptidão física e exame psicotécnico nesta quinta-feira (28). Prova de aptidão física vai ocorrer no dia 8 de maio e exame psicotécnico no dia 15, em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

_________________Publicidade_________________

Mais de 600 aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros do Acre foram convocados pelo governo para a segunda fase do processo de classificação. A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou a convocação para exames de aptidão física e psicotécnico nesta quinta-feira (28).

No último dia 20, o Juizado Especial da Fazenda Pública de Rio Branco deferiu tutela de urgência e determinou que o Estado do Acre e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação suspendesse, imediatamente, a prova de aptidão física e o exame psicotécnico do concurso.

Os exames psicotécnico e prova de aptidão física estavam previstos, inicialmente, para ocorrer no dia 21 e 24 desse mês.

Devem fazer os exames candidatos que ficaram nas seguintes posições:

  • Aluno-Soldado Combatente masculino – até a posição de classificação 488;
  • Aluno-Soldado Combatente feminino – até a posição de classificação 124.

Os candidatos que ficaram fora dessas posições estão, automaticamente, eliminados do certame. A prova de aptidão física será realizada no dia 8 de maio e o exame psicotécnico no dia 15 em Rio Branco e Cruzeiro do Sul, no interior.

Candidatos que fizeram as provas em Brasileia, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Rio Branco vão fazer a segunda fase na capital acreana. Já que optou por fazer em Cruzeiro do Sul, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Tarauacá a prova de aptidão física e o exame psicotécnico serão realizados em Cruzeiro do Sul.

Suspensão

Após a suspensão, o governo informou, por meio de nota, que tinha atendido a determinação judicial e suspendeu as etapas assim que teve conhecimento do resultado. Além disso, disse ainda que “o Estado do Acre adotará, por meio da Procuradoria Geral do Estado, as medidas judiciais cabíveis para restabelecer o cronograma regular do concurso público, razão pela qual se orienta aos candidatos que sigam atentos às divulgações no site Agência de Notícias e no instituto organizador do concurso.”

A ação com o pedido de tutela provisória em caráter de urgência foi assinada no final de quarta (20) pela juíza Isabelle Sacramento.

O resultado final da prova objetiva do concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) na segunda (18). Os candidatos foram convocados a realizar as próximas fases na quinta (21) e no domingo (24) sendo que, de acordo com a justiça, os dias 21 e 22 não são dias úteis, devido ao feriado nacional de Tiradentes e ponto facultativo.

Segundo a liminar, a convocação para a realização das etapas estipula um prazo mínimo de três dias úteis, prazo que, de acordo com a magistrada, não é considerado razoável, pois os candidatos para o exame de aptidão física precisam apresentar atestado médico.

Ainda de acordo com a Justiça, o candidato que entrou com a liminar disse que tem uma consulta médica na rede pública prevista para ocorrer apenas na próxima segunda (25), data posterior ao exame de aptidão física. Por isso, o candidato entrou com ação pedindo a suspensão do certame já que a convocação para a próxima etapa do concurso não observou o prazo da convocação e as provas de exame psicotécnico e prova de aptidão física.

Assim, de acordo com a decisão da juíza, o Estado e o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação ficam obrigados a apresentarem resposta no prazo de 30 dias, sem prejuízo de oferecer proposta de acordo.

Resultado final da prova objetiva

A lista com o resultado final da prova objetiva do concurso de aluno soldado foi publicada no dia 18 de abril, no DOE. O resultado preliminar, divulgado no último dia 8, já tinha dado o que falar porque alguns candidatos disseram que tiraram nota acima dos 60 pontos e não apareceram na lista.

No mesmo dia, uma edição extra corrigiu a lista. Nesta nova lista, os candidatos puderam conferir os nome e a nota final que estavam descritos a partir da página 38 do DOE.

O concurso público abriu 153 vagas de nível superior para o Corpo de Bombeiros Militar. As inscrições iniciaram em janeiro e terminaram em fevereiro deste ano. Do total de vagas, 122 são para o cargo de aluno soldado combatente masculino e outras 31 para o mesmo cargo do sexo feminino. A remuneração inicial é de R$ 4.344, 22.

A prova objetiva foi marcada, inicialmente, no dia 6 de março, mas a aplicação foi adiada para o dia 3 de abril. O certame, realizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), tem prazo de validade de dois anos e o cadastro de reserva ficará limitado ao percentual de 20% das vagas existentes.

Por g1

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS