9 de agosto de 2022   |   22:11  |  

booked.net

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Alimentação equilibrada: por que é preciso tomar cuidado com o açúcar?

Queridinho pelos brasileiros, o açúcar pode causar alterações graves no metabolismo, além de atrapalhar uma alimentação balanceada.

_________________Publicidade_________________

Quem deseja manter uma alimentação equilibrada com o objetivo de melhorar a qualidade de vida deve estar sempre alerta ao rótulo e à composição nutricional dos alimentos. Não se trata de uma dieta restritiva, mas do cuidado com as combinações feitas no prato e, especialmente, com a quantidade de açúcar consumida.

“O que podemos perceber é que as pessoas estão mais conscientes com o que estão consumindo, procurando alimentos que sejam mais benéficos para a saúde, que possam contribuir para uma alimentação diária mais atenta. É preciso ter em mente que é possível consumir alimentos saudáveis e saborosos que contribuem para uma experiência mais prazerosa”, afirma a nutricionista Amanda Matos.

Quando pensamos em uma experiência prazerosa com a comida, muitas vezes nos vem à mente um prato repleto de açúcar. Este é um hábito comum do brasileiro, que consome excessivamente sódio, açúcar e gorduras saturadas.

A nutricionista Júlia Canabarro reforça a importância de manter uma alimentação saudável e mais natural, pois ela auxilia a reduzir os níveis de açúcares e gorduras saturadas no organismo. “A alimentação correta minimiza diversas doenças e prolonga a vida”, comenta.

Por que é preciso ter cuidado com o açúcar?

O açúcar é uma das principais preocupações de quem está em busca de adotar uma alimentação equilibrada como rotina, e também de especialistas em saúde. Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), a quantidade diária recomendada por cada pessoa é de 25 gramas.

“A ingestão exagerada de açúcar altera o metabolismo, aumenta os níveis de gordura e, consequentemente, altera os níveis de colesterol e glicose. Por isso é necessário fazer escolhas inteligentes com mais atenção. Até mesmo os atletas. Um lanchinho pode colocar em risco todo o trabalho feito em prol do rendimento no treino”, completa Amanda.

Por Metrópoles

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

LEIA MAIS