booked.net

Além do fitness: veja 9 benefícios da batata-doce para a saúde

Compartilhe:

Nunca é tarde para correr atrás de metas para melhorar a saúde e o bem-estar. E um dos pilares do estilo de vida saudável é, justamente, a alimentação. Afinal, é possível adquirir inúmeras vantagens apenas com a dieta, como controle do peso, beleza da pele e muito mais.

Por isso, com a ajuda a nutricionista Adriana Stavro, separamos nove benefícios da batata-doce. Um alimento muito utilizado por pessoas que pretendem ganhar massa muscular, mas que também pode oferecer uma série de aspectos valiosos para a saúde. Confira:

Melhora o sistema imunológico

A polpa alaranjada da batata-doce é uma das fontes naturais mais ricas de betacaroteno, um composto que é convertido em vitamina A. Fundamental para o sistema imunológico e para manter as membranas mucosas saudáveis, especialmente o revestimento do intestino.

Colabora com a saúde intestinal

A batata-doce contém quantidades significativamente altas de fibras, que são essenciais para promover o bom funcionamento do trato digestivo e prevenir a constipação em crianças e adultos.

O intestino é onde o corpo é exposto a muitos patógenos potencialmente causadores de doenças. Portanto, cuidar dele é importante para imunidade. Segundo Stavro, estudos demonstraram que a deficiência de vitamina A aumenta a inflamação intestinal e reduz a capacidade imunológica de responder adequadamente a ameaças potenciais de patógenos.

É fonte de antioxidantes

As vitaminas A e C do tubérculo funcionam como antioxidantes que protegem as células contra o envelhecimento e várias doenças. Escolha batata-doce roxa. O pigmento que lhes dá sua cor tem propriedades antioxidantes ainda mais potentes.

Ajuda no controle de peso 

A batata-doce contém fibras solúveis que aumentam a saciedade e oferecem ao corpo um mecanismo natural e autossustentável para a regulação do peso. A nutricionista ressalta que estudos mostraram que uma das principais fibras dietéticas da raiz, a pectina, é eficaz na redução da ingestão de alimentos, redução do ganho de peso e aumento da atividade dos hormônios da saciedade.

Por Metrópoles

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima