Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram

Advogada que ensinava como recorrer de multas ambientais é exonerada do cargo de superintendente do Ibama no Acre

_________________Publicidade_________________

A advogada Helen de Freitas Cavalcante foi exonerada do cargo de superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre. A portaria foi assinada pelo ministro do meio ambiente Ricardo Sales, no dia de 17 de junho.

A saída da advogada acontece após várias polêmicas em torno da indicação de seu nome para o cargo. Helen de Freitas é apontada como defensora de infratores ambientais e chegou a divulgar vídeos de orientações de como recorrer de multas aplicadas pelos agentes do Ibama e do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).

O Ministério Público Federal (MPF) chegou a recomendar que a advogada nomeada, no dia três de março para comandar a superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre seja exonerada do cargo. A recomendação foi expedida no mês de março deste ano.

Segundo o MPF, a nomeação de Helen de Freitas representava conflito de interesses e risco de comprometimento das funções institucionais da autarquia ambiental e recomendou ao ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, a exoneração da advogada que só aconteceu três meses após a recomendação.

De acordo com informações de bastidores, a advogada ocupava o cargo de superintendente do Imana no Acre por indicação do senador Marcio Bittar (MDB), político que defende a exploração dos recursos naturais como forma de desenvolvimento dos estados da Região Amazônica.

exonera

Fonte: Noticias Da Hora

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on telegram
Redação Juruá Online

Redação Juruá Online

Notícias Relacionadas