booked.net

Acre terá 7 postulantes ao Governo e 9 concorrentes para o Senado

Os três principais candidatos ao governo do estado ainda não homologaram sua candidaturas junto ao TSE.

Compartilhe:

Pela primeira vez na história do estado do Acre temos 7 candidatos ao governo, em um cenário de incertezas a política acreana vive uma movimentação intensa dos partidos pela melhor estratégia, mas, apenas 3 desses homologaram suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral.

David Hall (Agir), Sergio Petecão (PSD) e Nilson Euclides (PSOL) já oficializaram suas candidaturas junto ao TSE. Já Jorge Viana (PT), Mara Rocha (MDB), Márcio Bittar (União Brasil) e Gladson Cameli (PP), que tenta a reeleição, ainda não homologaram suas candidaturas oficialmente.

Para o senado federal temos 9 candidatos disputando a vaga, são eles: Ney Amorim (Podemos), Nazaré Araújo (PT), Vanda Milani (PROS), Dimas Sandas (Agir), Sanderson Moura (PSOL), Alan Rick (União Brasil), Márcia Bittar (PL), Jenilson Leite (PSB) e Carlos Beirute (PSDB). Apenas Vanda Milani, Dimas Sandas e Sanderson Moura homologaram suas candidaturas junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE),

Após as convenções, o prazo máximo para registro de candidaturas é até o dia 15 de agosto. O partido político, a federação ou a coligação podem substituir candidatos que tiverem o registro indeferido, cassado ou por motivo de morte junto ao Tribunal Regional Eleitoral do Acre, até depois desse prazo.

Oficialmente, a campanha eleitoral se inicia no dia 16 de agosto. Até 1º de outubro de 2022, as campanhas podem se promover através de alto-falantes e amplificadores de som, das 8h às 22h; até 29 de setembro, estão permitidos comícios e aparelhagem sonora fixa, entre às 8h e às 00h. Até 30 de setembro, estão autorizadas propagandas pagas, na internet e em jornais impressos, com limite de 10 anúncios para cada candidato por veículo e em tamanhos delimitados por página de jornal, revista ou site.

No dia 26 de agosto terá início do horário eleitoral gratuito. As emissoras de rádio e televisão passam a veicular os blocos de propaganda eleitoral relativos ao primeiro turno, que são exibidos até o dia 29 de setembro.

O dia 1⁰ de outubro marca o fim dos atos de campanha do primeiro turno. Último dia em que é permitido divulgar publicamente candidaturas. O uso de amplificadores de som, a distribuição de material gráfico, a promoção de caminhadas, carreatas ou passeatas, acompanhados ou não por carro de som ou mini trio tornam-se ilícitos após a data.

Com informações AC 24 horas

Compartilhe:

LEIA MAIS

Rolar para cima